Comunicação, Media e Estudos Organizacionais

Objectivos

Após a frequência desta unidade curricular, os mestrandos deverão estar aptos para
a) Construir uma visão global e articulada sobre os estudos organizacionais;
c) Compreender as relações entre globalização, cultura e processos organizacionais;
d) Conhecer as ferramentas de comunicação organizacional colocadas à disposição dos públicos na era digital.

Caracterização geral

Código

722011038

Créditos

10.0

Professor responsável

Ivone Marília Carinhas Ferreira da Silva

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Ahrne, Aspers & Brunsson. “The Organization of Markets” In Organization Studies 2015, Vol. 36(1) 7 –27.
Gil & Romero (2011). Crossumer: claves para entender al consumidor español de nueva gerácion. Madrid: Gestión 2000.
Gomez Cervantes, Maria (2009). Retórica en la empresa: Las habilidades comunicativas del directivo empresarial. Covilhã: Livros LabCom.
Gonçalves, G., Lisboa, Flavi (Org)(2015). Novos media, novos públicos (Volume III). Covilhã: Livros LabCom.
Gonçalves, G., Sommerville, Ian, Melo, Ana (Org)(2013). Organisational and Strategic communication research: European perspectives. Covilhã: Livros LabCom.
Hatch, Mary Jo (1997). Organization Theory: Modern, symbolic and postmodern perspectives. UK: Oxford University Press.
Jablin, Fredrick; Putnam, Linda (2001). The new handbook of organizational communication: Advances in theory, research and methods. USA/UK: Sage.

Método de ensino

Sessões de carácter expositivo com referência a casos práticos;
Acompanhamento dos projetos de investigação dos estudantes.

Método de avaliação

Elaboração de um artigo científico (Abstract30% +Artigo 70%).(100%)

Conteúdo

1. Os estudos organizacionais no século XXI
2. Ambientes paradoxais das organizações
3. Culturas organizacionais
4. Gestão da reputação
6. As organizações na era digital: de públicos a prossumidores.