Media e Sociedade

Objectivos

1) Compreender numa perspectiva social o fenómeno da comunicação dos dias de hoje;
2) adquirir uma perspetiva teórica integrada sobre tópicos relevantes de pesquisa na área dos estudos dos media;
3) adquirir capacidade crítica de leitura de fenómenos sociais contemporâneos;
4) compreender os processos de mediatização associados aos novos media e à sua integração no quotidiano;
5) articular os estudos dos media com Direitos Humanos e desenvolvimentos teóricos de ponta na área das ciências sociais;
6) dominar os conhecimentos fundamentais da área de estudo e demonstrar capacidade de análise crítica sobre os mesmos (teorias, conceitos, metodologias, instrumentos e técnicas de pesquisa)
7) demonstrar capacidade crítica de leitura (a partir de um conjunto de textos fundamentais)
8) demonstrar capacidade de aplicar conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa (formulação de problemáticas e projetos de pesquisa; desenvolvimento de trabalho de investigação)

Caracterização geral

Código

722011060

Créditos

10.0

Professor responsável

Cláudia Cristina da Silva

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Ahmed, Sara. 2014. The Cultural Politics of Emotion. 2. ed. Edinburgh: Edinburgh Univ. Press.
Butler, Judith. 1999. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. New York: Routledge.
Couldry, Nick, e Andreas Hepp. 2016. The mediated construction of reality: society, culture, mediatization. Cambridge, UK ; Malden, MA: Polity Press.
Dijk, Jan van. 2010. The Network Society: Social Aspects of New Media. 2.ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Fuchs, Christian. 2011. Foundations of Critical Media and Information Studies. Abingdon, Oxon; New York, NY: Routledge.
Nayar, Pramod K. 2010. An introduction to new media and cybercultures. Chichester, West Sussex, U.K. ; Malden, MA: Wiley-Blackwell.
Plummer, Ken. 1994. Telling Sexual Stories: Power, Change and Social Worlds. New York: Routledge.

 

Método de ensino

Apresentação oral dos conteúdos fundamentais do programa, a partir de leituras prévias realizadas dos textos de referência e a sua discussão em grupo.
Apresentação de trabalhos de investigação em curso ou terminados (por convidad@s).
Apresentação de exemplos de produtos mediáticos e análise conjunta dos mesmos a partir das teorias expostas em aula.

Método de avaliação

A participação em aula nas discussões e análise dos materiais (30%), Acompanhamento dos trabalhos individuais. Os projetos individuais deverão estruturar-se em articulação com o programa e em função dos objetivos/interesses pessoais de cada estudante; serão concretizados na forma de um trabalho escrito (até 9000 palavras), obedecendo aos requisitos de um paper científico(70%)

Conteúdo

1) Sociedade em Rede e Novos Media
a. Os espaços públicos depois de Habermas
b. As promessas e desilusões dos novos media
c. Mudanças na relação dos estudos dos media com a “esfera pública”
2) Os novos media na vida quotidiana
a. Ligações entre comunicação, media e sociedade: mediatização profunda
b. Pessoal, colectivo e institucional: agenciamento e autonomia com os novos media
3) Cidadania em mutação – identidades emergentes nos novos media
a. Cidadania íntima
b. Participação cívica e subactivismo
c. Ambiguidades das representações mediáticas
4) Interseccionalidade nos novos media
a. Performatividade de género
b. Racismo e xenofobia online
c. Consumo e classe
5) Problematizações dos novos media
a. Media participativos” como ideologia
b. Redes sociais como novos órgãos de comunicação social
c. A “economia da partilha” da Uber/AirBnB e o neoliberalismo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: