Políticas e Estratégias Públicas para a Comunicação Social

Objectivos

Identificação e contextualização dos diferentes aspetos das políticas e estratégias públicas para a comunicação social. Desenvolvimento de uma reflexão sobre estes temas de acordo com perspetivas económicas e tecnológicas. Análise da realidade portuguesa e do contexto europeu. 

Caracterização geral

Código

722011103

Créditos

10.0

Professor responsável

Luís Filipe Leite de Castro de Oliveira Martins

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Balle, F. (2011), Medias et Societés (16ª ed.), Montchrestien.

Cádima, F.R. (2007), A crise do audiovisual europeu - 20 anos de políticas europeias em análise, Media XXI.

Cardoso, G. (2006), Os Media na Sociedade em Rede, Fundação Calouste Gulbenkian.

Carvalho, A.A, Cardoso, A.M. e Figueiredo, J.P. (2012), Direito da Comunicação Social (3ª ed.), Texto editoria.

Halin, D. e Mancini, P. (2004), Comparing Media Systems, Cambridge University Press.

Martins, L.O. (2015), Concentração dos Media e Pluralismo – A Imprensa Portuguesa no Contexto da União Europeia, Editora LabCom.

Martins, L.O. (2006), Mercados Televisivos Europeus – Causas e Efeitos das Novas Formas de Organização Empresarial, Porto Editora.

Pinto, M. e Marinho, S. (2008), Os Media em Portugal nos primeiros cinco anos do século XXI, Univ. do Minho e Campo das Letras.

Método de ensino

Um trabalho de investigação (atribuído a cada aluno), com entrega de uma versão escrita e apresentação oral durante o semestre letivo. A participação nas aulas também será valorizada

Método de avaliação

Um trabalho de investigação (atribuído a cada aluno), com entrega de uma versão escrita e apresentação oral durante o semestre letivo. A participação nas aulas também será valorizada(100%)

Conteúdo

• Os Media no século XXI: características e especificidades.
• Modelo de Mercado e Modelo da Esfera Pública.
• Políticas públicas para a Comunicação Social: estudos de Hallin e Mancini.
• A União Europeia, o Conselho da Europa e as políticas europeias para os Media.
• A regulação dos Media em Portugal (ERC e AdC).
• Pluralismo nos Media: conceitos e racionalidades.
• A abordagem da Comissão Europeia (MPM) na monitorização do pluralismo na Comunicação Social.
• Serviço Público de Media: debates atuais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: