Arqueologia Pré-Histórica (Sociedades de Caçadores e Recolectores)
Objetivos
a) Estudar as origens e métodos da disciplina, a antropogénese, a hominização da Península Ibérica e as comunidades humanas, em Portugal, desde os inícios do Paleolítico até às sociedades de caçadores especializados do Paleolítico Superior, alcançando as dos finais do Pleistocénico.
Serão dados a conhecer as estratégias de povoamento, os modelos económicos e sociais, a evolução tecnológica, as ideologias e a vida cognitiva daquelas sociedades.
b) Dar a conhecer as origens e a evolução da Humanidade, durante o Pleistocénico, em termos biológicos e intelectuais, tal como a sua interacção com o ambiente natural.
c) Explicar a importância da Pré-História na contemporaneidade e a evolução anatómica, económica, social, tecnológica, cognitiva e ideológica, das comunidades com economia predadora, desde as suas origens e, em especial, no actual território português.
Caracterização geral
Código
01100279
Créditos
6.0
Professor responsável
Carlos Cristian Rodriguez Rellan
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
Manuais e obras de referência:
- BICHO, N. F. (2006). Manual de Arqueologia Pré-histórica, Lisboa: Edições 70. ARQ 420/A (UNLFCSH/BMSC) - 63112
- BOYD, R.; SILK, J.B. (2009). How humans evolved (5th ed.). New York: W.W. Norton. ANT 1227 (UNLFCSH/BMSC) – 57707
- CARDOSO, J.L. (2007). Pré-História de Portugal. Lisboa: Universidade Aberta. # ARQ 398 (UNLFCSH/BMSC) - 58501
- GAMBLE, C.; BALLART, J. (2001). Las Sociedades paleolíticas de Europa. Barcelona: Ariel
- LÓPEZ GARCÍA, P. (Coord.). (2017). La Prehistoria en la Península Ibérica. Madrid: Itsmo.
- SCARRE, C. (Ed.). (2013). The human past: World prehistory and the development of human societies (3rd ed.). New York: Thames e Hudson. ARQ REF 13 (UNLFCSH/BMSC) – 64484
Será oferecida bibliografia complementar para cada secção do programa.
Método de ensino
Aulas teóricas presenciais apoiadas em informação audiovisual que ajudem a reforçar os conteúdos da unidade curricular. Inspecção de colecções de materiais arqueologicos para complementar a informação teórica transmitida em aula.
Método de avaliação
dois testes escritos(100%)
Conteúdo
BLOCO 1:
1.1. Definições e conceitos básicos
1.2. O Quaternário: cronologia, geologia e clima
BLOCO 2:
2.1. Evolução humana: princípios e mecanismos
2.2. Os primeiros hominídeos
BLOCO 3:
3.1. O género Homo: do habilis ao heildebergensis
3.2. As primeiras indústrias líticas
3.3. Expansão pela Eurásia
BLOCO 4:
4.1. O Homo neanderthalensis
4.2. O Paleolítico Médio na Europa
BLOCO 5:
5.1. O homem anatomicamente moderno
5.2. A origem do pensamento simbólico
5.3. O povoamento global
5.4. O Paleolítico Superior na Europa
BLOCO 6:
6.1. O Mesolítico: crise no modo de vida dos caçadores e recolectores