Arqueologia Pré-Histórica (Sociedades Agro-Pastoris e Metalurgistas)

Objectivos

OB1. Adquirir um conhecimento holístico da Pré-História entre o Neolítico e a Idade do Bronze, com especial destaque para a Península Ibérica;
OB2. Analisar criticamente as abordagens teórico-metodológicas da disciplina, compreendendo a importância do método arqueológico como instrumento de análise do passado.
OB3. Reconhecer a estrutura diacrónica da Pré-História mais recente, alcançando um esquema cronocultural sólido para as diversas áreas geográficas tratadas;
OB4. Reconhecer os processos e ambientes em que se desenvolveu a evolução socioeconómica e cultural das comunidades agro-pastorís;
OB5. Desenvolver a capacidade de sintetizar e analisar criticamente informação com a qual se possa criar conhecimento histórico.

Caracterização geral

Código

01100285

Créditos

6.0

Professor responsável

Carlos Cristian Rodriguez Rellan

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Manuais e obras de referência:
- BICHO, N. F. (2006). Manual de Arqueologia Pré-histórica, Lisboa: Edições 70. ARQ 420/A (UNLFCSH/BMSC) - 63112
- BOYD, R.; SILK, J.B. (2009). How humans evolved (5th ed.). New York: W.W. Norton. ANT 1227 (UNLFCSH/BMSC) – 57707
- CARDOSO, J.L. (2007). Pré-História de Portugal. Lisboa: Universidade Aberta.  ARQ 398 (UNLFCSH/BMSC) - 58501
- GAMBLE, C.; BALLART, J. (2001). Las Sociedades paleolíticas de Europa. Barcelona: Ariel
- LÓPEZ GARCÍA, P. (Coord.). (2017). La Prehistoria en la Península Ibérica. Madrid: Itsmo.
- SCARRE, C. (Ed.). (2013). The human past: World prehistory and the development of human societies (3rd ed.). New York: Thames & Hudson. ARQ REF 13 (UNLFCSH/BMSC) – 64484

Será oferecida bibliografia complementar para cada secção do programa.

Método de ensino

Aulas teóricas presenciais apoiadas em informação audiovisual que ajudem a reforçar os conteúdos da unidade curricular. Visitas a museus para complementar a informação teórica transmitida em aula.

Método de avaliação

teste escrito individual e presencial(50%), teste escrito individual e presencial(50%)

Conteúdo

1. INTRODUÇÃO:
1.1. Apresentação da disciplina
1.2. Definições e conceitos básicos
2. NEOLÍTICO E A NEOLITIZAÇÃO:
2.1. Origem da agricultura em diferentes partes do mundo
2.2. A Neolitização do Continente Europeu
2.3. A Neolitização da Península Ibérica
2.4. A transformação e monumentalização da paisagem
3. PRIMEIRAS SOCIEDADES METALÚRGICAS DA EUROPA:
3.1. O conceito de Calcolítico: problemas e limitações
3.2. Desenvolvimento da metalurgia na Europa e na Península Ibérica
3.3. Emergência das sociedades complexas
3.4. O Campaniforme
4. A IDADE DO BRONZE:
4.1. A metalurgia do bronze na Europa e na Península Ibérica
4.2. A Idade do Bronze na Iberia mediterrânea
4.3. A Idade do Bronze na Iberia Atlántica

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: