Psicolinguística

Objetivos

No final da unidade curricular pretende-se que os alunos:
a) Comprendam o funcionamento da linguagem e sua relação com outros domínios da cognição humana (atenção, memória, raciocínio). 
b) Descrevam os mecanismos e representações que subjazem à linguagem, nos vários domínios da gramática (fonologia, morfologia, sintaxe e semântica), nas vertentes da compreensão e da produção, bem como nas vertentes oral e escrita. 
c) Descrevam métodos de investigação em Psicolinguística.

Caracterização geral

Código

01100012

Créditos

6.0

Professor responsável

Susana Mesquita de Deus Correia

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Aitchison, J. (2007). The Articulate Mammal: An Introduction to Psycholinguistics. Fifth Edition, Routledge, London
Gaskell, G. (2007). The Oxford Handbook of Psycholinguistics. Oxford: OUP.
Marcus, G. (2008). The Kluge. The Haphazard Construction of the Human Mind. NY: Houghton Mifflin Company. 
Marcus, G. (2001/2003). The Algebraic Mind. Integrating Connectionism and Cognitive Science. Boston, MA: MIT Press.
Menn, L. & Dronkers, N. (2016). Psycholinguistics. Introduction and Applications. San Diego, CA: Plural Publishing, Inc. [2nd ed.] 
Snowling, Margaret J. & Hulme, Charles (Eds). (200/). The Science of Reading. A Handbook. UK: Blackwell Publishing.
Traxler, M. (2011). Introduction to Psycholinguistics: Understanding Language Science. Wiley-Blackwell, Oxford. 
Traxler, M. & Gernsbacher, M. A. (Eds.). (2007). Handbook of Psycholinguistics. NY: Elsevier [2nd ed.]
Warren, P. (2013). Introducing Psycholinguistics. Cambridge/NY: CUP. 

Método de ensino

Aulas expositivas sobre os tópicos do programa; aulas de discussão sobre artigos, capítulos de livros e outros materiais considerados relevantes; exercícios. Ensino presencial

Método de avaliação

Realização e apresentação de pequenos trabalhos em aula(15%), Revisão crítica (trabalho de grupo)(35%), Teste escrito(50%)

Conteúdo

1. Linguagem e cognição
1.1. Relação entre pensamento e linguagem
1.2. Relação entre memória e linguagem
1.3. Generalidade e especificidade de domínio
1.4. Bases biológicas para a linguagem
2. A estrutura e organização da linguagem
2.1. Linguagem, léxico mental e processamento
2.2. Intenção comunicativa e planeamento
2.3. Perceção, compreensão e produção
3. Processamento fonológico
3.1. Segmentação do contínuo sonoro
3.2. Consciência fonológica, leitura e escrita
4. Processamento morfológico
4.1. A organização do léxico 
4.2. Acesso e armazenamento lexicais
4.3. Redes lexicais e semânticas
5. Processamento sintático
5.1. Segmentação de frases
5.2. Processamento da leitura e da escrita
6. Modelos de processamento 
6.1. Top-down e bottom-up
6.2. Modelos sequenciais, interativos e em cascata
7. Métodos experimentais para o estudo do processamento
7.1. Recolhas de produção
7.2. Perceção e compreensão
7.2.1. Eye-tracking 
7.2.2. Self-paced reading
7.2.3. Cross-modal priming

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: