Linguística Histórica
Objetivos
No final da disciplina os alunos devem: 1) compreender a especificidade do objecto da Linguística Histórica e sua importância no âmbito da Linguística; 2) dominar conceitos básicos e fundamentais de Linguística Geral e Linguística Histórica; 3) conhecer, em termos gerais, diferentes perspectivas analíticas na área dos estudos linguísticos diacronísticos e desenvolver capacidade de reflexão crítica perante as mesmas; 4) compreender a relação entre diferentes factores (internos e externos) de mudança linguística; 5) compreender o processo de difusão das mudanças linguísticas à luz do estado actual do conhecimento; 6) conhecer aspectos diacrónicos de diversas línguas, em especial do português europeu, e ser capaz de os descrever e caracterizar; 7) saber aplicar os conhecimentos adquiridos a diferentes áreas da Linguística e das Ciências Sociais e Humanas.
Caracterização geral
Código
01100023
Créditos
6.0
Professor responsável
António Henrique de Figueiredo Pedro de Albuquerque Emiliano
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
BLEVINS, J. (2004): Evolutionary Phonology: The Emergence of Sound Patterns, Cambridge: C. U. Press;
CAMPBELL, L. (2004): Historical linguistics: An introduction, Edinburgh: E. U. Press, 2nd rev. ed.; COSERIU, E.
(1978). Sincronía, diacronía e historia: El Problema del Cambio Lingüístico, Madrid: Gredos, 3.ª ed.;
HALE, M. (2007): Historical Linguistics: Theory and Method, Oxford: Blackwell;
HOCK & JOSEPH (2009): Language History, Language Change and Language Relationship, Berlin: Mouton de
Gruyter, 2nd ed.;
JANDA & JOSEPH Eds. (2003): The Handbook of Historical Linguistics, Oxford: Blackwell; McMAHON, A.
(1994): Understanding Language Change, Cambridge: C. U. Press;
TRASK, R. L. (2007): Historical Linguistics, London: Hodder Education, 2nd rev. ed.;
TRASK, R. L. (2010): Why Do Languages Change? Cambridge: C. U. Press, rev. posth. ed.
Método de ensino
Apoio bibliográfico: sumários, documentos de apoio, slides usados nas aulas, hiperligações diversas, textos de apoio, fórum de dúvidas disponíveis no MOODLE da FCSH.
Acompanhamento: aulas de dúvidas, recapitulação ou exercícios, reuniões de atendimento, respostas a dúvidas dos alunos por email, emessaging ou vídeoconferência.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. Considerações gerais e introdutórias sobre o estudo da mudança linguística: Linguística Histórica e História da Língua; sincronia, diacronia e história; o problema da mudança linguística.
2. Os dados da Linguística Histórica: o estudo de fontes primárias antigas; trabalho filológico e corpora
textuais digitais; atestação e reconstrução.
3. Evolução linguística e mudança linguística: Glossogenética vs. Linguística Histórica; o problema da origem da linguagem; linguagem e evolução.
4. Método comparativo e reconstrução linguística: panorâmica geral da evolução da Linguística Comparada desde a 1.ª metade do séc. XIX.
5. Explicação em Linguística Histórica o mecanismo da mudança linguística: factores e causas de mudança linguística; mudança linguística e variação sincrónica; implementação e difusão das mudanças.
6. Mudanças linguísticas particulares: apresentação e análise de fenómenos fonológicos, morfológicos,
morfossintácticos e lexicais.