Alemão B1.1

Objetivos

a) O aluno deve compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho da escola, tempos livres etc.
b) O utilizador é capaz de compreender textos em que predomine uma linguagem corrente relacionada com o trabalho, acontecimentos etc.
c) É capaz de lidar com situações de comunicação em países de língua alemã, sobre assuntos conhecidos e é capaz de explicar ou justificar planos e opiniões.
d) É capaz de escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos de interesse pessoal.

Caracterização geral

Código

711101079

Créditos

6.0

Professor responsável

Rolf Jurgen Kowitsch

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Alemão

Pré-requisitos

Alemão A2.2.

Bibliografia

Dengler, Stefanie et al: Netzwerk. B1.1 (Gesamtband). München: Klett-Langenscheidt,
2014
Grammatik aktiv. Deutsch als Fremdsprache A1-B1. Berlin: Cornelsen, 2018
Buchwald-Wargenau,Isabel. Mein Leben in Deutschland - der Orientierungskurs:
Basiswissen Politik, Geschichte, Gesellschaft. Deutsch als Fremdsprache/Kursbuch.
München: Hueber, 2019
Reimann, Monika. Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache. Ismaning:
Huber, 2015
Funk, H. et al. Lextra - Deutsch als Fremdsprache. Kompaktgrammatik A1-B1. Deutsche
Grammatik. Berlin: Cornelsen, 2010

Método de ensino

Aulas práticas: 100%
Através da didática comunicativa pretende-se promover a interação dos formandos e
alcançar uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Uma aproximação intercultural tem como objetivo um melhor entendimento da
diversidade cultural.

Método de avaliação

1 frequência(40%), 2 testes escritos (2x20%)(40%), portefólio + participação ativa na aula(20%)

Conteúdo

Vocabulário e informações específicas sobre os seguintes temas: Amizade, relações, relacionamento, experiências com o misterioso; métodos alternativos de cura; sonhos e desejos; vida profissional
Estruturas: verbos reflexivos, noções básicas das frases relativas, futuro, orações finais e consecutivas, conjuntivo e würde + infinitivo em desejos irreais e comparações Formas de trabalho: Leitura de textos, audição de textos, produção de textos escritos e orais (diálogos, discussões, apresentações).