Alemão B2.2

Objetivos

Continuar o encaminhamento para alcançar o nível B 2 do Quadro Europeu Comum de
Referência para as Línguas (utilizador independente).
a) É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos
concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.
b) É capaz de comunicar com um alto grau de espontaneidade e de à-vontade com
falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte.
c) É capaz de seguir argumentações complexas em discursos ou conferências mais
longos.
d) É capaz de produzir textos claros e detalhados sobre uma vasta gama de assuntos.

Caracterização geral

Código

711101083

Créditos

6.0

Professor responsável

Rolf Jurgen Kowitsch

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Klotz, V.; Merkelbach, M.(2018). Fokus Deutsch. Erfolgreich in Alltag und Beruf. B2
Kurs- und Übungsbuch. 2. Aufl. Berlin: Cornelsen
Buscha, A.; Szita, S.; Raven, S. (2013). C Grammatik. Übungsgrammatik Deutsch als
Fremdsprache. Leipzig: Schubert
Wahrig-Burfeind, Dr. R.(2008). Wahrig Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache.
Gütersloh/München: Wissen Media, und Berlin: Cornelsen
Jin, F.; Voß, U. (2017). Grammatik aktiv. Üben, Hören, Sprechen. B2/C1. Deutsch als
Fremdsprache B2-C1. Berlin: Cornelsen.

Luscher, R. (2020). Landeskunde Deutschland. Politik - Wirtschaft - Kultur. Deutsch als
Fremdsprache B2 - C2. München: Verlag für Deutsch

Método de ensino

Aulas práticas: 100%
Método comunicativo visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma. Abordagem intercultural que consciencializa  o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural. Realização de tarefas que façam apelo às competências linguísticas e extralinguísticas.

Método de avaliação

Avaliação contínua (incluindo testes, frequência, participação nas aulas).(100%)

Conteúdo

Vocabulário e informações específicas sobre os seguintes temas: A natureza, o saber, aprendizagem e memória, aprender ao longo da vida, sentimentos e emoções, o mundo do trabalho, interculturalidade
Estruturas: Uso subjectivo dos verbos auxiliares de modo, nomes, verbos e adjectivos com preposições, formas para substiruir a voz passiva, particípio I e II no emprego atributivo 
Forma de trabalho: Leitura de textos mais complexos, audição de textos, material audiovisual, produção de textos expositivos ou relatórios, discussões e apresentações, argumentação para a defesa do ponto de vista.