Espanhol A1

Objetivos

Alcançar os fundamentos do nível A1 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
1. Desenvolver capacidades básicas escritas e orais da língua espanhola que preparem para o nível A2.
2. Compreender e escrever textos básicos (apresentações pessoais, correios electrónicos simples, resumos, composições) sobre temas do âmbito pessoal.
3. Ser capaz de produzir breves discursos escritos/orais sobre temas actuais, desenvolvendo uma actitude de abertura e curiosidade perante a diversidade cultural.
4. Entrar em contacto com aspectos contrastivos elementares da língua espanhola e portuguesa.
5. Adquirir conhecimentos básicos sobre as realidades histórica, política e linguística de Espanha.
6. Estimular a consciência intercultural e a relação língua-culturas.
7. Orientar a aprendizagem para a área das Línguas, Literaturas e Culturas e da Tradução.
8. Desenvolver a competência estratégica para facilitar o processo de aprendizagem.

 

Caracterização geral

Código

711111114

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Nieves Lagunas Vila, Coral Mateo Franquesa, Beatriz Moriano Moriano

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos

Bibliografia

1. AAVV, (2013). Gente Hoy (A1+A2). Nueva edición. Libro del alumno. Barcelona: Difusión.

2. Raya et al., (2011). Gramática básica del estudiante de Español. Edición Revisada y Ampliada. Barcelona:Difusión.

3. Diccionario on line de la Real Academia de la Lengua Española: www.rae.es.

4. Chamorro, C., et al., (2012). Todas las Voces. Curso de Cultura y Civilización (A1A2), Barcelona: Difusión.

5. Ema Wolf. Selección de relatos. Disponible en http://www.cervantesvirtual.com/portales/ema_wolf/su_obra_catalogo/

Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua (expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendo a integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso dos recursos digitais.
Regime de avaliação continua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.

Método de avaliação

Expressão oral e interação oral na aula (20%). Composições escritas (20%)(40%), Frequência: teste de conteúdos linguísticos, pragmáticos e culturais(40%), Prova de leitura: comentário de uma leitura extensiva(20%)

Conteúdo

1. A expressão de informações pessoais, incluindo preferências e planos para o futuro imediato.
2. Pronomes pessoais, substantivos e adjectivos.
3.Formas e usos do presente, do infinitivo e do gerúndio.
4. A narração em presente.
5. Diferenças de registo: formal, informal.
6. Bases de fonética e prosódia do espanhol europeu.
7. Léxico básico para situações de interacção pessoal e social.
8. Fraseologia elementar para acções quotidianas.
9. Ortografia básica.
10. Introdução ao Espanhol nos meios de comunicação, Internet, TV e imprensa.