Espanhol B1.2

Objetivos

Atingir o nível B1 do Quadro Europeu de Referência.
1. Recolher as ideias principais e localizar detalhes específicos em textos
variados sobre temas diversos.
2. Escrever textos simples e bem estructurados sobre temas correntes ou de
interesse pessoal, profissional e acadêmico.
3. Trocar e comprovar informação, opiniões e argumentos de forma simples e
coerente. Participar em conversações improvisadas expressando sentimentos,
crenças, mostrando concordância e contradição.
4. Tomar consciência dos próprios erros e dos erros mais persistentes, e das
diferenças entre ambas línguas.
5. Desenvolver conhecimentos sobre as problemáticas contemporâneas de
Espanha e de Latinoamérica de forma a estimular o pensamento crítico.
6. Ser capaz de relacionar a cultura de origem com as culturas dos países de
língua espanhola, desenvolvendo uma actitude de abertura e curiosidade
perante a diversidade cultural.
7. Orientar a aprendizagem para a área das Línguas, Literaturas e Culturas e
da Tradução.

Caracterização geral

Código

711111117

Créditos

6.0

Professor responsável

Armando Trinidad Aguilar de Leon, Maria Nieves Lagunas Vila

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

(A1, A2,  B1 e B2.1). 

Bibliografia

1. AAVV, (2017). Bitácora 3. Nueva edición (Español B1). Barcelona: Difusión.
2. Alonso Raya, R. et al (2013). Gramática básica del estudiante de español
(A1-B1). Edición revisada y ampliada. Barcelona: Difusión.
3. Diccionario on line de la Real Academia Española de la Lengua:
http://www.rae.es/recursos/diccionarios/drae
4. Chamorro,C., Martínez, M., Murillo, N. & Sáenz, A. (2010). Todas las voces
(B1) Barcelona: Difusión.
5. Castellanos, R. (2005). Balún Canán. Madrid: S.L Fondo de cultura
económica de España.

Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou
várias actividades da língua (expressão, compreensão, interacção e mediação),
tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendo a integração
de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso
dos recursos digitais.
Regime de avaliação continua. Duas provas individuais escritas e presenciais;
apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência
comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de
estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais
do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.

Assiduidade mínima de 70%, excepto trabalhadores-estudantes.

Método de avaliação

-Expressão oral e interação oral na aula (20%). -Composições escritas (20%)(40%), -Frequência: teste de conteúdos linguísticos, pragmáticos e culturais(40%), -Prova de leitura: comentário de uma leitura extensiva(20%)

Conteúdo

1. A expressão de informação, opiniões, sentimentos e argumentos de forma
simples e coerente, abarcando temas como o mundo laboral, as artes e o
cinema, a globalização, as fronteiras e a educação.
2. Relação de informações através da expressão de causas, condições e
finalidade.
3.As orações de relativo, novos usos do conjuntivo e verbos que expressam
mudança.
4. O Futuro e o Condicional.
5. Revisão das formas de tratamento em espanhol.
6. Ampliação do vocabulário relacionado com temas quotidianos de âmbito
privado e público.
7. Aspectos contrastivos da língua espanhola e portuguesa, com foco na
análise de erros e na correcção de erros persistentes.
8. Aprofundação de saberes, comportamentos, referentes culturais e
convenções socioculturais do mundo hispano.
9. Desenvolvimento de saberes e habilidades interculturais.
10. Temas de actualidade: relação entre o mundo hispano e a comunidade de
origem.