Francês A2.2

Objetivos

Alcançar plenamente o Nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador
elementar).
Os estudantes serão plenamente capazes de:
1. compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de
prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio
circundante, emprego);
2. comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de
informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais;
3. descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir
assuntos relacionados com necessidades imediatas;
4. consolidar as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias
para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível A2 do Quadro Europeu
Comum de Referência;
5. adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva
intercultural.

Caracterização geral

Código

711111124

Créditos

6.0

Professor responsável

Âzar Babasafari Renani, Cristina Clemente Monteiro

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

BIRAS, P. et alii (2018). Défi 2, niveau A2. Paris: EMDL.
CAQUINEAU-GÜNDÜZ, M.-P. (2005). Les exercices de grammaire, niveau A2. Paris:
Hachette.
SIREJOIS, E. (2015). Communication en dialogues, niveau intermédiaire (A2/B1). Paris:
Clé International

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando a estimular a
interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da
diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias
Ensino presencial

Método de avaliação

Avaliação formativa e contínua : 2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%)(80%), participação activa nas aulas (10%) + TPC (10%)(20%)

Conteúdo

As aulas abordam temáticas diversificadas relativas ao quotidiano (sistema educativo,
mundo do trabalho, arquitetura, viagens) e apresentam atividades de :
1. receção escrita e oral a partir de documentos autênticos (pequenos artigos da
imprensa, reportagens televisivas curtas, gravações áudio e vídeo, etc.)
2. interação oral : simulação de situações de comunicação oral autêntica
3. produção escrita e oral, com um enfoque particular sobre os textos descritivos,
narrativos e dialogais.
4. aquisição e consolidação da gramática e do léxico necessários para a realização das
diferentes tarefas comunicativas (conjugação dos principais verbos no indicativo
imperfeito, futuro simples e no condicional presente, expressão do desejo, da
condição e da duração, discurso indireto)