Francês B1.2
Objetivos
Alcançar plenamente o Nível B1 do Quadro de Referência Europeu Comum de
Referência (utilizador independente):
Os estudantes serão plenamente capazes de:
1. compreender globalmente vários tipos de documentos orais autênticos ;
2. compreender globalmente textos escritos diversos ;
3. produzir discursos orais simples e coerentes (a partir de assuntos do quotidiano),
comunicando opiniões pessoais e sentimentos assim como interagir oralmente nas
mesmas situações;
4. produzir textos escritos simples e coerentes (a partir de assuntos do quotidiano),
comunicando opiniões pessoais e sentimentos;
5. consolidar as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias
para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível B1 do Quadro Europeu
Comum de Referência;
6. adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva inter e multicultural
Caracterização geral
Código
711111126
Créditos
6.0
Professor responsável
Cristina Clemente Monteiro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Francês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
AVANZI, A. et alii (2016). Entre Nous 3. Paris, Ed. Maison des Langues. (unidades 5 a 8)
CAQUINEAU-GÜNDÜZ, M.-P. (2005). Les exercices de grammaire, niveau B1. Paris:
Hachette
REY-DEBOVE, J. (2002). Dictionnaire du Français. Paris: Le Robert - Clé International
KHADRA, Y. (2006). L´attentat. Paris : Pocket.
Actividades diversas provenientes dos sítios TV5 (http://www.tv5.org/cms/chaine-
francophone/lf/p-26292-Langue-francaise.htm) e RFI
(https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner)
Método de ensino
Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando a estimular a
interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da
diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias
Ensino presencial
Método de avaliação
2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%)(80%), participação activa nas aulas (10%) + TPC (10%(20%)
Conteúdo
As aulas abordam temáticas diversificadas tais como publicidade, redes sociais,
cinema, educação, médias e apresentam:
1. Atividades de recepção escrita e oral a partir de documentos autênticos (artigos da
imprensa, reportagens televisivas, gravações áudio e vídeo, etc.)
2. Atividades de interacção oral : simulação de debates e de outras situações de
comunicação oral autêntica.
3. Atividades de produção escrita e oral dos diferentes tipos textuais (descritivo,
narrativo, explicativo, argumentativo e dialogal), com enfoque particular na
argumentação.
4. Atividades diversas para a consolidação da gramática e do léxico necessários para a
realização das diferentes tarefas comunicativas (nível B1 do QECR) tais como verbos
impessoais, dupla pronominalização, pronomes relativos "dont" e "en", expressões de
quantidade, discurso indirecto com verbos introdutores no presente e no passado,
concessão, nominalização, o modo passivo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: