Francês C1.1

Objetivos

Alcançar em parte o nível C1 do Quadro de Referência Europeu Comum de Referência
(utilizador experiente).
Os estudantes serão em parte capazes de:
1. compreender uma larga gama de documentos – escritos e orais - longos e
complexos de diversos tipos discursivos;
2. decodificar as referências implícitas contidas em documentos vários;
3. produzir oralmente mensagens complexas, usando a língua com eficácia;
4. produzir textos escritos argumentados, nomeadamente de cariz académico.
5. desenvolver as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias
para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível C1 do QECR
6. adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva
intercultural

Caracterização geral

Código

711111129

Créditos

6.0

Professor responsável

Âzar Babasafari Renani, Telmo Jorge de Castro Verdelho

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

Francês B2.2

Bibliografia

CAPELLE, G. (2016). Communiquer à lécrit - niveau perfectionnement. Paris: Clé
International.
CAUSA, M. et alii (2009). Production écrite NIVEAUX C1 / C2 du Cadre européen de
référence. Paris: Didier.
CHAPIRO, L. et alii (2017). Le DALF 100% réussite C1/C2. Paris: Didier.
DOLLEZ, C. et alii (2010). Alter Ego C1. Paris: Hachette-FLE.
QUENEAU, R. (1947). Exercices de style. Paris: Gallimard.

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando estimular a
interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da
diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias.
Ensino presencial

Método de avaliação

1 prova oral(30%), 2 provas escritas(50%), trabalhos de casa/participação ativa nas aulas(20%)

Conteúdo

1. Atividades de compreensão oral e escrita
2. Atividades de produção oral (debate, exposição):
apresentação oral de um livro de língua francesa contemporânea e debate sobre os temas
abordados
3. Atividades de produção escrita : redação de cartas formais, resumos, <commentaires
critiques> sínteses de documentos e dissertações, atividades de escrita criativa.
4. temas abordados: diferentes registros da língua francesa, expressões idiomáticas e
provérbios, voto obrigatório, currículo anônimo (a favor ou contra), discriminação, clonagem,
hábitos alimentares (alimentos orgânicos, veganismo, etc.), aquecimento global, ser feliz no
trabalho, etc.