Inglês C1.1

Objetivos

O aluno deve ser capaz de:
a) funcionar ao nível de C1 do Quadro Europeu Comum De Referência (utilizador proficiente)
b) desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente para fins sociais, académicos e profissionais
d) compreender uma vasta gama de textos complexos, incluindo textos literários e não literários e textos especializados, distinguindo estilos
e) produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas complexos utilizando corretamente os mecanismos de organização, articulação e coesão
textual
f) pesquisar o conteúdo dos textos a escrever utilizando a internet e recursos bibliográficos
g) manter, da forma consistente, um grau elevado de exactidão gramatical e seleccionar um leque de termos para se exprimir sobre uma vasta gama de tópicos
h) ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzam à autonomia.

 

Caracterização geral

Código

711121063

Créditos

6.0

Professor responsável

Zoe Jayne Taylor, Richard Denman Sidaway, Rima Jay Prakash, Raquel Campos Ferreira da Silva, Bernard Adrian L'Estrange

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Alunos do segundo ano: aprovação na disciplina de inglês B2.2
Alunos do primeiro ano: se tiver obtido 18 valores na prova de ingresso e puder comprová-lo e/ou se for detentor de um certificado Cambridge – CAE, CPE ou 7 point IELTS e apresentar toda a documentação como prova, e/ou terão feito a prova de aferição no início do semestre. Inscrição de alunos do 1º ano mediante a aprovação da coordenadora ou docentes da língua

Bibliografia

Crowther, J. (2005). The Oxford Guide to British and American Culture. Oxford: Oxford University Press
Foley, M. & Hill, D. (2003). Advanced Learner´s Grammar. Harlow: Longman.
McCarthy, M., & O´Dell, F. (2002) English Vocabulary in Use. Advanced. Cambridge: Cambridge University Press
Learning Resources Portfolio. Portfolio de material reunido pelos docentes e englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos actuais, temas do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e gêneros
London: Macmillan.

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. A discussão é um elemento chave precedida pelo input escrito ou falado e/ou análise, e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios áudio-visuais.

Método de avaliação

1 trabalho oral (20%), 3 textos escritos de géneros distintos(60%), Participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(20%)

Conteúdo

Este curso aborda temas sociais e culturais de interesse. Um portfólio de recursos de aprendizagem , dicionários, uma referencia gramatical e fontes de informação online constitui a base do curso. Isso permite a análise de uma gama de textos literários, culturais e jornalísticos. Programas online e de televisão e filmes são também usados para focar no estilo, conteúdo, uso da língua e competência intercultural. Tarefas de aprendizagem e avaliação oferecem oportunidades regulares para a expressão escrita e oral e para desenvolver competências e conhecimentos da língua.
Escrever - cartas formais, ensaios e narrativas
Falar - competências de apresentação, pronúncia
Competência intercultural - Discussão de referências culturais
Léxico - colocações, coesão textual, expressões idiomáticas, formação de substantivos, dispositivos retóricos
Gramática - artigos, revisão da frase verbal, preposições
Revisão de texto - identificação e correção de erros.