Inglês C2.1

Objetivos

O aluno deve ser capaz de
a)funcionar ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente);
b)compreender o discurso oral com poucas dificuldades;
c)exprimir-se oralmente, de uma forma natural, idiomática, coloquial , espontânea e fluente, com poucos erros;
d)compreender uma grande variedade de textos escritos, complexos, contemporâneos, incluindo artigos académicos, recensões e obras de ficção;
e) escrever qualquer tipo de texto num estilo fluente, apropriado e de forma coerente e idiomática, com poucos erros;
f) aplicar a consciência intercultural, entender a relação cultura-língua e aprofundar o seu entendimento das variedades globais de Inglês;
g) analisar e controlar os sistemas da língua inglesa, utilizando-os eficazmente;
h) ser responsável pelas suas próprias estratégias de aprendizagem autónoma e pensamento crítico

Caracterização geral

Código

711121066

Créditos

6.0

Professor responsável

David Swartz, Julie Parker Mason, Rima Jay Prakash, Bernard Adrian L'Estrange

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Aprovada na disciplina C1.3

Bibliografia

Obrigatório/Mandatory:

Learning Resources Portfolio: Portfolio de material reunido pelos docentes e englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos actuais, temas do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e gêneros.

Learning Resources Portfolio: A portfolio of learning resources provided by the teacher, entailing a wide range of reading texts that reflect current events, themes of common interest to students, and offer a range of text types.

 

Optional:

Carter, R. and McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press

Gillet, A., Hammond, A. and Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Harlow: Pearson Longman

Side, R. and Wellman, G. (2002) Grammar and Vocabulary for Cambridge Advanced and Proficiency, Harlow: Longman

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extralinguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente do internet e meios áudio-visual.

Método de avaliação

1 trabalho oral (discursivo/informativo(20%), 3 textos escritos de géneros distintos (60%), Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem (20%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e científico, com flexibilidade para ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. Os principais temas podem incluir: A Influencia dos Media; Ciência (ciencia e religião, mitos de criação, cosmologia,  biotecnologia, o mundo natural (biosfera);  Os temas conduzem ao desenvolvimento das seguintes competências:

Escrever textos críticos; escrita criativa; o texto discursivo/académico;

Competência intercultural identificação, descodificação e discussão de referências culturais

Falar: produção de discurso oral

Léxico: metáfora e expressões idiomáticas