Inglês C2.1
Objetivos
O aluno deve ser capaz de
a)funcionar ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente);
b)compreender o discurso oral com poucas dificuldades;
c)exprimir-se oralmente, de uma forma natural, idiomática, coloquial , espontânea e fluente, com poucos erros;
d)compreender uma grande variedade de textos escritos, complexos, contemporâneos, incluindo artigos académicos, recensões e obras de ficção;
e) escrever qualquer tipo de texto num estilo fluente, apropriado e de forma coerente e idiomática, com poucos erros;
f) aplicar a consciência intercultural, entender a relação cultura-língua e aprofundar o seu entendimento das variedades globais de Inglês;
g) analisar e controlar os sistemas da língua inglesa, utilizando-os eficazmente;
h) ser responsável pelas suas próprias estratégias de aprendizagem autónoma e pensamento crítico
Caracterização geral
Código
711121066
Créditos
6.0
Professor responsável
David Swartz, Julie Parker Mason, Rima Jay Prakash, Bernard Adrian L'Estrange
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Aprovada na disciplina C1.3
Bibliografia
Obrigatório/Mandatory:
Learning Resources Portfolio: Portfolio de material reunido pelos docentes e englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos actuais, temas do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e gêneros.
Learning Resources Portfolio: A portfolio of learning resources provided by the teacher, entailing a wide range of reading texts that reflect current events, themes of common interest to students, and offer a range of text types.
Optional:
Carter, R. and McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press
Gillet, A., Hammond, A. and Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Harlow: Pearson Longman
Side, R. and Wellman, G. (2002) Grammar and Vocabulary for Cambridge Advanced and Proficiency, Harlow: Longman
Método de ensino
Método comunicativo e dialógico com abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extralinguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente do internet e meios áudio-visual.
Método de avaliação
1 trabalho oral (discursivo/informativo(20%), 3 textos escritos de géneros distintos (60%), Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem (20%)
Conteúdo
O curso é centrado em temas de índole social, cultural e científico, com flexibilidade para ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. Os principais temas podem incluir: A Influencia dos Media; Ciência (ciencia e religião, mitos de criação, cosmologia, biotecnologia, o mundo natural (biosfera); Os temas conduzem ao desenvolvimento das seguintes competências:
Escrever textos críticos; escrita criativa; o texto discursivo/académico;
Competência intercultural identificação, descodificação e discussão de referências culturais
Falar: produção de discurso oral
Léxico: metáfora e expressões idiomáticas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: