Bases de Análise Linguística
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. distinguir atitudes descritivas de atitudes normativas na análise linguística;
2. identificar diferentes componentes da análise linguística, assim como as
unidades de análise em cada componente;
3. conhecer e saber aplicar diferentes metodologias adequadas para a
identificação de unidades linguísticas de vários níveis;
4. constituir paradigmas pertinentes para a análise linguística;
5. observar e comparar diferentes sistemas linguísticos;
6. retirar conclusões a partir da manipulação de dados linguísticos.
Caracterização geral
Código
711131044
Créditos
6.0
Professor responsável
Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Cunha, C. e L. F. Lindley Cintra (1984) Nova Gramática do Português
Contemporâneo, Lisboa: Ed. J. Sá da Costa.
Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Univ.
Aberta.
Finegan, E. (2014) Language: Its Structure and Use. Boston: Wadsworth,
Cengage Learning, 7ª ed.
Fromkin, V., R. Rodman and N. Hyams (2014) An Introduction to Language.
Boston: Wadsworth, Cengage Learning, 10ª ed.
Martins, A. M. e E. Carrilho (orgs.) (2016) Manual de Linguística Portuguesa.
De Gruyter Mouton.
Mateus, M. H. M. et al (orgs.) (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa:
Caminho, 5ª ed.
OGrady, W., J. Archibald and F. Katamba (2011) Contemporary Linguistics: An
Introduction (Learning About Language). Longman.
Raposo, E. et al (orgs.) (2013) Gramática do Português. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian.
Método de ensino
Aulas com uma componente teórica e uma componente prática (exercícios de
treino/consolidação das aprendizagens e resolução de problemas).
Método de avaliação
1 teste intermédio(40%), A avaliação contempla a realização de pequenos trabalhos autónomos ao longo do semestre(10%), e um teste final(50%)
Conteúdo
1. Conceitos de gramática. Atitudes descritivas e atitudes normativas
relativamente à gramática. Componentes da gramática e unidades linguísticas.
2. Perspetivas metodológicas na análise linguística.
3. Os sons.
a) Escrita e oralidade.
b) Os sons das línguas e estrutura sonora.
c) Constituição de pares mínimos para identificação de fonemas e suas
variantes.
4. As palavras.
a) A estrutura interna das palavras: segmentação e identificação de diferentes
tipos de morfemas e suas variantes. Processos de formação de palavras.
b) Classes de palavras: critérios morfológicos, sintáticos e semânticos para a
sua identificação.
c) Caracterização de algumas classes e subclasses de palavras.
5. A frase.
a) A estrutura das frases: identificação de constituintes e de funções sintáticas.
b) Ordem de palavras: análise de semelhanças e diferenças entre línguas.
c) Processos de formação de frases complexas: coordenação e subordinação.
6. O corpus como instrumento para a análise linguística.