Aquisição da Linguagem
Objetivos
a) Ser capaz de identificar e descrever as principais características de diferentes modelos teóricos de aquisição;
b) Reconhecer as vantagens e inconvenientes de diferentes metodologias de recolha e tratamento de dados das produções infantis e a sua adequação a diferentes questões de investigação;
c) Reconhecer propriedades universais e propriedades específicas de línguas no processo de aquisição da linguagem;
d) Saber descrever propriedades do desenvolvimento fonológico;
e) Saber descrever propriedades do desenvolvimento morfológico
f) Saber descrever propriedades do desenvolvimento sintático;
g) Saber descrever propriedades do desenvolvimento semântico e pragmático;
h) Ser capaz de analisar produções infantis, refletindo sobre diferentes etapas do desenvolvimento fonológico e morfossintático.
Caracterização geral
Código
711131058
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Costa, J. e A. L. Santos. 2003. A falar como os bebés. Lisboa: Editorial Caminho.
Fletcher, Paul & Brian MacWhinney, eds. 1995. The Handbook of Language Acquisition. Cambridge: Blackwell Publishers.
Guasti, M.-T.. 2017. Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, London: MIT Press, 2ª edição.
Lust, B. 2006. Child Language. Acquisition and Growth. Cambridge: Cambridge University Press.
Lust, B. & C. Foley eds. 2004. First Language Acquisition. The essential readings. Malden/Oxford/Victoria: Blackwell.
Freitas, M. J. & A. L. Santos, orgs. 2017. A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Textbooks in Language Sciences. Berlim: Language Science Press.
Método de ensino
Métodos de ensino:
As aulas contemplam exposição teórica, visualização/audição e comentário de produções infantis, discussão e análise de dados de produções infantis.
São disponibilizados materiais de apoio às aulas na plataforma moodle.
Método de avaliação
e dois pequenos trabalhos de análise de aspetos fonológicos e morfossintáticos de produções infantis (20% cada).(40%), A avaliação inclui dois testes escritos (30% cada) - um intermédio e um final(60%)
Conteúdo
1. Características gerais do processo de aquisição e etapas globais de desenvolvimento
2. Modelos teóricos de aquisição da linguagem: modelos comportamentalistas, cognitivistas, inatistas e abordagens baseadas no uso
3. A aquisição da linguagem no modelo de Princípios e Parâmetros
4. Metodologias para o estudo da aquisição da linguagem: métodos naturalistas e métodos experimentais
5. Aspetos do desenvolvimento fonológico
6. Aspetos do desenvolvimento morfológico
7. Aspetos do desenvolvimento sintático
8. Aspetos do desenvolvimento semântico e pragmático