Modelos e Metodologias em Ciências da Linguagem

Objetivos

 

No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
(a) Identificar as questões teóricas que guiam os modelos predominantes em
ciências da linguagem;
(b) Descrever diferentes metodologias de investigação em ciências da
linguagem;
(c) Desenhar um projeto de investigação na área das ciências da linguagem;
(d) Aplicar os conhecimentos adquiridos em ciências da linguagem na
construção de recursos para a comunidade.

Caracterização geral

Código

711131088

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Clara Abelho Amante Nunes Correia

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bronckart, J.-P. (2019). Théories du langage: Nouvelle introduction critique
(PSY-TDS) (French Edition) eBook Kindle.
Bybee, J. (2010). Language, Usage and Cognition. Cambridge: CUP.
Culioli, A. (1995) Cognition and Representation in Linguistic Theory.
Amsterdam, Philadelphia: J. Benjamins.
Fitch, W. T. (2010). The Evolution of Language. Cambridge: CUP.
Fromkin, V., Rodman, R. & Hyams, N. (2003). An Introduction to Language.
Canada: Wadsworth, Cengage Learning.
O’Keeffe, A. and M. McCarthy (eds.) (2010). The Routledge Handbook of Corpus
Linguistics. Routledge.
Podesva, R.J. and D. Sharma (eds.) (2013). Research Methods in Linguistics.
Cambridge: CUP.
Silva, A. S. (2006) O mundo dos sentidos em Português. Polissemia,
Semântica e Cognição. Coimbra: Almedina.
Tomasello, M. (2003). Constructing a Language. A Usage-Based Theory of
Language Acquisition. Cambridge, Massachusetts & London, England: Harvard
University Press.

Método de ensino

As aulas terão uma natureza teórico-prática, com aulas expositivas, aulas
práticas de análise e discussão de textos e trabalho oficinal, para
desenvolvimento de trabalho com/pelos alunos.

Português com apoio tutorial em língua estrangeira

Método de avaliação

Construção de um projeto de investigação OU de um recurso linguístico - 40% (15% apresentação oral + 25% poster/recurso), a apresentar num workshop final e a publicar na página da disciplina/curso.(40%), Pequena atividade presencial (10%) e teste final (30%)(40%), Trabalho autónomo, organização de um portefólio sobre o trabalho realizado, participação ativa e pertinente nas aulas e presença construtiva nas sessões tutoriais(20%)

Conteúdo

A disponibilizar brevemente

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: