Baixo Contínuo e Acompanhamento
Objetivos
a) Adquirir competências que permitam a interpretação no instrumento de tecla (ou, opcionalmente, guitarra clássica ou alaúde) de harmonias, cifradas na partitura;
b) Aperfeiçoar a técnica de harmonização do baixo e da melodia;
c) Conhecer o contexto histórico do Baixo Contínuo, as diferenças entre os sistemas de notação e interpretação em distintas tradições nacionais ou estilos individuais;
d) Discutir questões ligadas à edição das fontes com baixo cifrado; conhecer as vertentes do ensino do baixo cifrado.
Caracterização geral
Código
01100342
Créditos
6.0
Professor responsável
Svetlana Yurievna Poliakova
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Finalização satisfatória das u.c. Técnicas de composição I e II, ou curso de ATC em conservatório;
domínio básico de piano e/ou guitarra.
Bibliografia
Lamas E. (2008). Sebenta de harmonia com vista à realização do baixo-cifrado. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
Strunk O. (1981). Source Readings in Music History, v. 3: The Baroque Era. London: Faber and Faber.
Williams P. (1970). Figured Bass Accompaniment, Edinburg: University Press
Williams P. (2001). Continuo. Sadie, S. (ed.), The New Grove Dictionary of Music Musicians, v. 4, 685- 699, London: Mamillan.
Método de ensino
As aulas consistem numa componente teórica que prevê a exposição por parte da docente de elementos programáticos do conteúdo da disciplina, e uma componente prática que inclui os exercícios escritos e auditivos, a execução ao piano de exemplos musicais e a discussão de questões históricas e interpretativas do respetivo repertório. Cada aula integra as duas componentes, na proporção de 20% para a componente teórica e 80% para a componente prática.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1) Apresentação e discussão de questões relacionadas com a história da transcrição e interpretação do Baixo Contínuo, o papel das tradições nacionais e estilos individuais, as tradições editoriais e as vertentes do ensino do baixo contínuo;
2) Interpretação ao piano da parte do baixo contínuo em peças e excertos musicais;
3) Realização escrita e ao piano de sequências harmónicas cifradas;
4) Exercícios de escrita através de cifras de sequências harmónicas de uma partitura;
5) Exercícios de improvisação ao piano de sequências harmónicas para uma melodia dada.