História da Música - de 1890 a 1950
Objetivos
a) Adquirir e desenvolver competências metodológicas e conceptuais na área da História da Música;
b) Conhecer as principais problemáticas, compositores, movimentos, instituições e géneros musicais respeitantes ao período considerado;
c) Adquirir capacidade para contextualizar histórica, sociológica e ideologicamente os fenómenos musicais;
d) Conhecer o repertório musical e musico-teatral do período considerado;
e) Conhecer as metodologias actuais de investigação, apresentação e comunicação de resultados de acordo com os padrões académicos.
Caracterização geral
Código
01100402
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo Manuel Rêgo Ferreira de Castro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
TARUSKIN, Richard, The Oxford History of Western Music IV: The Early Twentieth Century, New York, Oxford University Press, 2005
COOK, Nicholas e Anthony POPLE (coord.), The Cambridge History of Twentieth-Century Music, Cambridge: Cambridge University Press, 2004
MORGAN, Robert P. (coord.), Modern Times, Houndmills: Macmillan, 1993
MORGAN, Robert P., Twentieth-Century Music, New York: Norton, 1991
SALVETTI, Guido, La nascita del Novecento, Torino: E.D.T., 1991
Método de ensino
60% de aulas teóricas, 40% de aulas práticas. Combinação de exposição teórica, discussão, leituras obrigatórias e trabalhos práticos. Audições comentadas e apresentações audiovisuais.
Método de avaliação
aulas práticas(40%), aulas teóricas(60%)
Conteúdo
Abordagem panorâmica da música ocidental da 1ª metade do séc. XX, e nomeadamente das mudanças de ordem técnica, formal e estética características do período modernista. Discussão dos conceitos de modernismo, modernidade e vanguarda e sua aplicação à música. Contextualização dos fenómenos musicais em função das temáticas da emancipação e contra-emancipação social e política, dos imperativos de ruptura e inovação, das relações inter-artes, e do discurso da autonomia estética. Abordagem detalhada de algumas das tendências centrais do período em questão, nomeadamente: Debussy e a música francesa da viragem do século; Stravinsky e o intercâmbio cultural franco-russo; a Segunda Escola de Viena e a sua herança; a cultura musical da República de Weimar; modernismo, primitivismo, nacionalismo e neoclassicismo.