Etnomusicologia: Culturas Musicais do Mundo
Objetivos
a. Desenvolvimento da apreciação crítica sobre a influência dos media na música ao longo do séc. XX;
b. Capacidade para a descoberta e a reflexão em torno dos processos musicais associados aos géneros musicais referidos na UC;
c. Capacidade para a apreciação diacrónica em torno de géneros musicais diferentes;
d. Estímulo das aptidões no domínio do processo activo de apreciação, análise e comparação auditivas.
e. O reconhecimento da importância do relativismo cultural na música e na percepção da relação entre música e sociedade.
Caracterização geral
Código
01100459
Créditos
6.0
Professor responsável
João Filipe Soutelo Soeiro de Carvalho
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Broughton, S. et al (1999). World Music. Volume 1: Africa, Europe and the Middle East. The Rough Guide. London: The Rough Guides.
Broughton, S. et al (2000). World Music. Volume 2: Latin and North America, Caribbean, India, Asia and Pacific. The Rough Guide. London: The Rough Guides.
Manuel, P. (1988). Popular Musics of the Non-Western World. An introductory survey. New York: Oxford University Press.
Nettl, B. et al (2011). Excursions in World Music (6th ed.). New Jersey: Prentice Hall.
Porter, J. & T. Rice (Eds.) (1997-2001). The Garland Encyclopedia of World Music. New York: Garland Publishing.
Stanley Sadie (Ed.) (2001). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Grove.
Método de ensino
Os diversos géneros musicais apresentados são discutidos e comparados com detalhe analítico, opção que contrasta com a exemplificação múltipla. É realizada a exploração cuidada de um género, associado a um intérprete ou compositor destacado. Assume-se que é fundamental, neste processo de ensino/aprendizagem, que o estudante seja capaz de reter e consolidar alguns princípios organizativos de cada género, desenvolvendo capacidades generalizáveis de análise social e de análise musical. Optar pela observação de apenas um género por aula permite concentrar toda a observação num só processo musical.A selecção de exemplos musicais apresentados quer pelo docente, quer pelos alunos no decurso dos seus pequenos projectos (vide secção seguinte) recorre frequentemente aos próprios meios sociais tais como o Youtube; e a comunicação entre os alunos, e entre os alunos e o docente é realizada não apenas com recurso à plataforma Moodle.
Método de avaliação
Teste escrito(50%), Teste escrito(50%)
Conteúdo
1. Introdução, objectivos, métodos, organização do trabalho e avaliação.
2. World Music, Popular Music, e indústria musical.
3. A música na Idade dos Media: tecnologia e indústria fonográfica.
4. Blues e Ragtime: escravatura e trânsitos atlânticos.
5. Danzón e Rumba: a influência ibérica no Novo Mundo.
6. Kroncong e Morna: Portugal, processos de colonialismo e pós-colonialismo.
7. Rai, Jùjú: colonialismo e pós-colonialismo em África.
8. Isicathamiya: migração laboral e missionação.
9. Qawwali: ritual, devoção e improvisação.
10. Samba, Flamenco, Tango: migração urbana, nacionalismo.
11. Takht: construção do mundo árabe, género.
12. Chanson, Rebetika, Klezmer: guerra, sociabilidade urbana.
13. Film: indústria musical e cinema.