Grandes Correntes da História da Música
Objetivos
O aluno deve:
a) Adquirir um conhecimento panorâmico das principais problemáticas, tendências estilísticas, personalidades, instituições e géneros musicais da História da Música;
b) Conhecer o repertório musical mais relevante dos vários períodos da História da Música;
c) Poder distinguir auditivamente a música dos diferentes períodos em termos estilísticos;
d) Ser capaz de contextualizar, do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico, os principais fenómenos musicais das diferentes épocas estudadas.
Caracterização geral
Código
711021053
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Miguel Lopes dos Santos
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Blanning, T. (2009). The Triumph of Music: composers, musicians and their audiences, 1700 to the present. Harmondsworth: Penguin.
Griffiths, P. (2007). História concisa da música ocidental. Lisboa: Editorial Bizâncio.
Grout, J. & Palisca, C. V. (1994). História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva.
Michels, U. (2003/2007). Atlas de Música, 2 vols. Lisboa: Gradiva.
Método de ensino
Disciplina teórico-prática (60%/40%). O programa é organizado essencialmente em três ciclos de aulas, que se apoiam e reforçam mutuamente: 1. Os repertórios; 2. Os períodos; 3. Pessoas e lugares. São aulas expositivas, em que a audição de exemplos musicais constituiu um elemento significativo e integrante, e em que a discussão com os alunos é encorajada.
Método de avaliação
2 relatórios de reflexão e participação nas aulas (20%), elaboração de um ensaio(30%), prova escrita(50%)
Conteúdo
Questões de periodização na História da Música Ocidental, da Antiguidade aos nossos dias. Elementos constantes na análise dos fenómenos musicais ao longo dos tempos. Aspectos específicos da cultura e da vida musical da Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Barroco, Classicismo, século XIX e século XX. Questões estilísticas e formais ao longo das diferentes épocas. Contextualização dos fenómenos musicais do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico nos períodos em questão.