Temas de Investigação em Musicologia
Objetivos
a) Adquirir competências metodológicas, terminológicas, conceptuais e instrumentos de pesquisa na área em estudo;
b) Adquirir capacidade para discutir criticamente textos, abordagens teórico-metodológicas e problemas relacionados com a temática em estudo;
c) Desenvolver o domínio de diferentes modelos e técnicas de investigação na área da musicologia;
d) Cultivar o juízo crítico relativamente a formas de apresentação e comunicação dos resultados de investigação em musicologia.
a) Adquirir competências metodológicas, terminológicas, conceptuais e instrumentos de pesquisa na área em estudo;
b) Adquirir capacidade para discutir criticamente textos, abordagens teórico-metodológicas e problemas relacionados com a temática em estudo;
c) Desenvolver o domínio de diferentes modelos e técnicas de investigação na área da musicologia;
d) Cultivar o juízo crítico relativamente a formas de apresentação e comunicação dos resultados de investigação em musicologia.
Caracterização geral
Código
711021066
Créditos
6.0
Professor responsável
Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Cook, Nicholas et al (eds.) 2019. The Cambridge companion to music in digital culture. Cambridge: Cambridge University Press.Gomes-
Ribeiro, Paula et al. (eds.) 2018. Log in Live on, música e cibercultura na era da internet das coisas. Vila Nova de Famalicão/Lisboa: Húmus/CESEM.
Gopinath, Sumanth S., e Jason Stanyek (eds.). 2014 e 2017. The Oxford handbook of mobile music studies. Volumes 1 e 2. New York, NY: Oxford University Press.
Sexton, Jamie. 2007. Music, sound and multimedia: from the live to the virtual. Music and the moving image. Edinburgh: Edinburgh University Press.
Whiteley, Sheila, e Shara Rambarran (eds.) 2016. The Oxford handbook of music and virtuality. New York City: Oxford University Press.
Método de ensino
Ensino presencial, modelo de aprendizagem ativa. Entre as metodologias utilizadas contam-se: exposição e demonstração, discussão, aprendizagem colaborativa, revisão de literatura, resolução de problemas, trabalho de terreno, estudo de casos, interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, leituras e apresentações individuais e de grupo, conceção de projetos de investigação, entre outros. O quadro temático será tratado ao longo das aulas, estabelecendo-se um mapeamento inicial e a introdução progressiva de instrumentos teórico-conceptuais e metodológicos.
Método de avaliação
Apresentações e participação nas aulas(10%), Produção, exposição e discussão de um paper (50%), Um recensão escrita e oral e Exercício escrito presencial (40%)
Conteúdo
O programa organiza-se em quatro pontos: 1) incidência nas transformações de comportamentos e práticas musicais (produção, mediação e receção) a par com a emergência de novos meios comunicacionais e tecnologias, e expansão de dinâmicas de sociedade em rede, desde o surgimento da Internet, 2) introdução teórico-metodológica ao campo em estudo, através do mapeamento geral de trabalhos desenvolvidos, partindo da musicologia e de outros domínios das ciências sociais, e do estudo específico de algumas referências essenciais, 3) identificação e discussão de desafios metodológicos em abordagens musicológicas atuais, em função dos paradigmas e possibilidades digitais e online, 4) exposição e discussão de problemas e de casos específicos e consequente produção de materiais.