Sociologia da Música - Teoria e Método
Objetivos
No fim do curso os estudantes devem:
a) conhecer o campo, objetos de estudo e principais temáticas e problemas da sociologia da música;
b) compreender e saber aplicar conceitos, quadros teóricos e metodológicos da sociologia da música;
c) saber usar instrumentos e princípios de sociologia da música num processo de investigação;
d) saber discutir e comparar diferentes posições conceptuais e teóricas no domínio da sociologia da música e situá-las no contexto dos paradigmas das ciências sociais e humanas.
Caracterização geral
Código
711021070
Créditos
6.0
Professor responsável
Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Carvalho, M. V. (1991). ‘Sociologia da música - elementos para uma retrospectiva e para uma definição das suas tarefas actuais’, Revista Portuguesa de Musicologia. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/50/59
DeNora, T. (2000). Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press.
Frith, S. (1996). Performing rites: evaluating popular music. Oxford: Oxford University Press.
Hennion, A. (1993). La Passion Musicale. Une sociologie de la médiation. Paris: Métailié.
Método de ensino
As aulas são teórico-práticas. Os processos de ensino-aprendizagem fazem amplo uso de meios audiovisuais e têm base no modelo de aprendizagem ativa. Entre as metodologias usadas contam-se: exposição e demonstração, discussão, audição, aprendizagem colaborativa, revisão de literatura, resolução de problemas e exercícios, estudo de casos, interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, apresentações individuais e de grupo, redação de ensaios, entre outros.
Método de avaliação
prova escrita presencial(35%), participar ativamente em exercícios individuais ou de grupo, leituras e debates realizados durante as aulas (10%), trabalho escrito de 3.500-6.000 palavras sobre um tópico a definir, a ser exposto e discutido na aula e precedido pela entrega de um plano de trabalho(55%)
Conteúdo
1. Introdução ao campo, objetos, teorias, instrumentos, metodologias e conceitos chave da sociologia da música (Ellis, Scott, Adorno, DeNora, Green, Bourdieu, Shepherd et al).
2. Retrospetiva da Sociologia da Música: mapeamento teórico-metodológico, das fundações à atualidade (de Simmel, Schutz, Weber, Adorno, Silbermann, Becker a Carvalho, Bennett, DeNora, Frith, Hennion, Shepherd ou Martin).
3. Problemas e temáticas em sociologia da música:
3.1. música como agente de socialização; música na construção de identidade, diferença e redes de sociabilidade (DeNora; Martin; Becker...);
3.2. música no quotidiano, construção social de subjetividades, estilos de vida e comportamentos (Bauman; Bourdieu, Frith; Bennett; DeNora; Martin; Becker; Thornton; Goffman ...);
3.3. papéis da música na estratificação social; políticas culturais, controle e poder (Solie; Citron; McClary; Cloonan; Adorno; Bourdieu; Carvalho...)