Prática Musical-Músicas no Mundo
Objetivos
Ao terminar esta UC com aproveitamento o aluno terá:
a) Alargado o seu campo de experiências musicais através da prática de música tradicional russa e repertório sacro da Igreja Oriental;
b) Desenvolvido a capacidade e o gosto da interpretação musical em conjunto;
c) Adquirido uma compreensão histórica e estilística dos repertórios acima referidos.
Caracterização geral
Código
711021080
Créditos
6.0
Professor responsável
Svetlana Yurievna Poliakova, João Manuel Nunes da Silva Nogueira
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Levy K. & Troelsgård Chr. (1995). Byzantine chant. The New Grove Dictionary of Music Musicians, v.4. London: MacMillan, 685699.
Moody I. (2002). Um Panorama da Música Sacra Russa. Música Russa. Um Panorama, Público, Centro Cultural de Belém. Lisboa: CCB, 8389.
Moody, I. & Poliakova, S. (2013) Russian Hymnology, in J. R. Watson, E. Hornby (ed.), The Canterbury Dictionary of Hymnody. Retrieved from http://www.hymnology.co.uk/ ISBN 9789727896.
Poliakova S. (2009). Sin 319 and Voskr 27 and the triodon cycle in the liturgical praxis in Russia during the Studite Period. PhD thesis. Lisboa: FCSH-UNL.
Strunk O. (1977). Essays on Music in the Byzantine World, New York: W. W. and Norton Company
Método de ensino
Esta unidade curricular consiste em 70% de aulas práticas de interpretação do repertório e 30% de aulas teóricas. A componente prática inclui a interpretação numa audição pública de um conjunto coerente de obras. A componente teórica baseia-se na exposição, por parte da docente, das questões históricas, interpretativas e analíticas do respectivo repertório e na discussão destas questões.
Método de avaliação
auto-avaliação do trabalho produzido(5%), interpretação numa audição de obras resultante do trabalho de preparação na aula(65%), teste ou trabalho escrito sobre o enquadramento histórico, social e artístico dos repertórios estudados(30%)
Conteúdo
1. Introdução às Práticas Corais Russas: canto tradicional e canto litúrgico russo contextualização histórico-cultural.
2. Canto tradicional russo géneros, periodização, estilos regionais.
3. Repertório tradicional russo análise e interpretação.
4. O canto litúrgico bizantino como matriz do canto sacro russo. Contextualização histórica e litúrgica da tradição bizantina central, tradições locais da igreja copta, da Arménia, da Geórgia, tradições siríacas e eslavas. Sistematização do canto sacro bizantino; tipologia da escrita musical e fontes.
5. Repertório litúrgico bizantino análise e interpretação.
6. Canto sacro russo periodização e sistematização; tradição monódica e polifónica do cantochão; obras sacras dos compositores russos dos sécs. XVIII-XXI.
7. Repertório sacro russo: análise e interpretação dos exemplos de várias épocas e tradições regionais nas suas formas responsoriais, antifonais, canto directo; canto contrafactum.