Collegium Musicum 1
Objetivos
Fomentar e manter explícita a ligação entre a música prática e a musicologia teórica; demonstrar, na teoria e na prática, que a performance e a interpretação se devem apoiar na análise musical e no conhecimento dos contextos histórico-sociais e das correntes estilísticas; analisar, discutir e experimentar diferentes aproximações estilísticas na interpretação musical, com a devida fundamentação teórica; estimular na prática a qualidade e a exigência na performance musical, através da musicalidade, da vivacidade e da exploração máxima das possibilidades interpretativas; estudar aspetos da interpretação musical, através da leitura e discussão de textos; estimular e desenvolver o espírito crítico na apreciação da interpretação musical; estabelecer critérios de performance-interpretação.
Caracterização geral
Código
711021087
Créditos
3.0
Professor responsável
Paulo Fernando Vassalo Neves Lourenço
Horas
Semanais - 4
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
COOK, Nicholas, Music, performance, meaning: Selected Essays, Cambridge, Cambridge University Press, 2007
COOK, Nicholas, Rethinking music, Cambridge, Cambridge University Press, 1999
DONINGTON, Robert, The Interpretation of Music, London, Faber, 1989
HARNONCOURT, Nikolaus, Le Discours Musical, Paris, Galimard, 1982
RINK, John, The practice of performance: Studies in musical interpretation, Cambridge, Cambridge University Press, 1995
HILL, Peter, “From score to sound”, in Rink, John (ed.), Musical Performance – a Guide to Understanding, Cambridge, Cambridge University Press, 2002
PINNOCK, Trevor, “Reflexions of a “pioneer”” in Rink, John (ed.), Musical Performance – a Guide to Understanding, Cambridge, Cambridge University Press, 2002
Método de ensino
Em cada aula é discutido um texto previamente distribuído, sendo pedido ao aluno o comentário escrito, e são ensaiadas várias peças. Durante o ensaio são sublinhados aspetos estruturais e a sua direta relação com a interpretação e com questões estilísticas.
Método de avaliação
avaliação baseada em vários testes práticos, em grupos de câmara, e nos ensaios críticos sobre os textos discutidos.(100%)
Conteúdo
Técnica vocal e respiratória. Prática em conjunto de obras vocais /instrumentais, estabelecendo relações entre a interpretação e a análise musical (estrutura global, organização harmónica, desenho melódico, etc.) e entre a interpretação e o contexto histórico-social / correntes estilísticas. Idealmente serão trabalhadas obras dos períodos renascentista, barroco, clássico e romântico, e dos séculos XX e XXI. A sua escolha está dependente do número de alunos e da sua prévia experiência vocal, coral e instrumental. Autenticidade e personalidade: um diálogo entre a musicologia histórica e a aproximação pessoal. Introdução ao estudo da interpretação musical, através da leitura e discussão de textos de referência sobre interpretação; as correntes historicistas. Assistência a ensaios e concertos.