Formação Musical 1
Objetivos
a) Adquirir e consolidar conhecimentos de teoria musical;
b) Desenvolver técnicas de aplicação dos conhecimentos na escrita musical;
c) Desenvolver técnicas básicas de aplicação dos conhecimentos ao teclado de piano;
d) Consolidar as práticas de entoação musical dos elementos da teoria;
e) Desenvolver técnicas de reconhecimento auditivo de elementos teóricos nos exemplos da música erudita, músicas do mundo, vertentes não eruditas.
Caracterização geral
Código
711021089
Créditos
3.0
Professor responsável
Svetlana Yurievna Poliakova
Horas
Semanais - 4
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Fão, A. (s. d.). Teoria Musical, parte 1 e 2. Lisboa: Sasseti/CNM.
Lamas, E. (2008). Sebenta de harmonia com vista à realização do baixo-cifrado. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
Michels, U. (2003/2007). Atlas de Música, 2 vols. Lisboa: Gradiva.
Schoenberg, A. (1999). Harmonia. São Paulo: UNESP
Método de ensino
Exposição por parte da docente dos conteúdos programáticos da disciplina. A componente práctica inclui a realização de exercícios escritos, a audição de exemplos musicais e a análise do repertório correspondente. As duas componentes integram cada aula, na proporção de 20% (componente teórica) e 80% (componente prática).
Para o sucesso de aprendizagem torna-se imprescindível a utilização de vários recursos audiovisuais, como Powerpoint, gravações, etc.
Método de avaliação
Avaliação é realizada através de quatro testes breves (25% x 4); os testes combinam elementos teóricos e auditivos.(100%)
Conteúdo
1. Introdução à teoria de música: conceitos, questões metodológicas, terminológicas e históricas.
2. Altura do som. Organização métrica e rítmica. Tonalidade e modalidade. Sistema diatónico. Variedades de maior e menor. Escalas relativas. Ciclo das quintas. Sistema cromático. Modos e a sua transposição. Intervalos diatónicos e cromáticos: classificação. Tríades e suas inversões. Acordes de sétima e suas inversões. Funções harmónicas. Cadências. Modulação.
3. Exercícios de escrita musical e análise auditiva de exemplos didácticos e excertos de obras do repertório Ocidental.