Formação Musical 2

Objetivos

a) Desenvolver habilidades analíticas e de leitura de uma partitura durante a audição da obra musical;

b) Desenvolver a leitura detalhada de uma partitura no que diz respeito à leitura das claves, leitura das partes dos instrumentos transpositores, orientação em indicações de dinâmica, tempo, agógica e articulação, simplificação dos planos de textura até à sua base;

c) Desenvolver habilidades de escrita musical, principalmente transcrição de elementos de partituras corais e orquestrais para uma escrita simplificada não transpositora;

d) Desenvolver, embora em menor proporção, a capacidade de transcrição de partitura de piano para um conjunto de instrumentos de cordas ou sopros, inclusive instrumentos transpositores;

e) Desenvolver leitura de partituras instrumentais ou vocais, ou de elementos de partituras, ao piano;

f) Solidificar conhecimentos do repertório musical escrito entre o período Barroco e a 1ª metade do século XX. 

Caracterização geral

Código

711021090

Créditos

3.0

Professor responsável

Svetlana Yurievna Poliakova

Horas

Semanais - 4

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

BENNETT, Roy, Score Reading, Cambridge, Cambridge University Press, 1972.

CARSE, Adam, The History of Orchestration, London, Dover, 1964.

LINDENBERG, E., Comment Lire une Partition d’Orchestre, Paris, Heugel, 1952.

MORRIS, R & FERGUSON, Howard, Preparatory Exercises in Score Reading, Oxford, Oxford University Press, 1985.

SPITZER, John & ZASLAW, Neal, The Birth of the Orchestra, Oxford, Oxford University Press, 2004.

Partituras corais e orquestrais (excertos) de várias épocas e géneros.

Método de ensino

Todas as aulas têm idealmente um período teórico-prático, de exposição de noções teóricas e sua imediata aplicação em exercícios, e um período de leitura cantada e ao piano de excertos de partituras.

Método de avaliação

Avaliação é realizada através de quatro breves testes teórico-prácticos (25%x4).(100%)

Conteúdo

Disposição dos instrumentos na partitura; instrumentos e suas famílias: características gerais, técnicas, acústicas e tímbricas; terminologias da notação: tonalidades, dinâmicas, andamentos, articulação, expressão; a notação na música contemporânea: novas simbologias. Instrumentos transpositores: exercícios de leitura e escrita. Leitura ao piano e cantada de partituras corais e instrumentais. Leitura à vista e análise elementar de partituras corais e instrumentais. Introdução à história da orquestração.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: