Filosofia da Mente
Objetivos
No final, os alunos compreenderão os principais problemas da Filosofia da Mente e reconhecerão a interconexão com algumas das questões tradicionais de outras áreas da filosofia. Estarão familiarizados com as principais idéias da filosofia da mente, bem como argumentos clássicos para o seu desenvolvimento e a terminologia técnica necessária para a compreender (Identificação de Erro Categórico, Qualia, Realização Múltipla, etc.), bem como ser capaz de articular os argumentos para e contra as posições centrais sobre as suas questões. Além disso, reforçarão as suas habilidades de analisar textos filosóficos e levantar questões relevantes para sua interpretação e para o desenvolvimento da reflexão filosófica. Serão também capazes de estabelecer um diálogo filosófico com questões contemporâneas, como com os dados recentes de neurociência, as posturas pedagógicas e os vários problemas éticos e políticos do mundo actual.
Turma B lecionada em inglês
Caracterização geral
Código
711031057
Créditos
6.0
Professor responsável
Dina Serra da Luz Mendonça
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Chalmers, David (ed.) (2002) Philosophy of Mind: Classical and Contemporary Readings, Oxford: OUP
Dewey, John (1925) Chapter 7. Nature, Life and Body-Mind in Experience and Nature, ed. Jo Ann Boyston, 1988, Carbondale & Edwardsville: Southern Illinois University Press, pp. 191-225.
Gallagher, S. & Zahavi, D. (2012) The Phenomenological Mind, London & New York: Routledge
Gallagher S. (2013). A pattern theory of self. Frontiers in human neuroscience, 7, 443.
Mendonça, Dina (2013) Emotions about Emotions, Emotion Review, Vol. 5 No.4: 390˗396.
Migues, Sofia; Amen, Miguel; Pinto, Alberto (eds.) (2020) Filosofia da mente ˗ Antologia, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ryle, Gilbert. (1949). Descartes Myth (Chapter 1 of The Concept of the Mind, pp. 11-24)
Método de ensino
As metodologias de ensino incluem aulas com uma componente teóricas (60%) e uma componente prática (40%), haverá possibilidade de atendimentos individuais e esclarecimentos de dúvidas por e˗mail e através do moodle. A componente teóricas visam a transmissão dos conteúdos programáticos e são abertas à participação crítica dos alunos. A componente prática visa o aprofundamento da compreensão dos argumentos de forma oral ou escrita, individualmente ou em grupos pequenos de pequenas discussões ou debates de modo a permitir a utilização do vocabulário e passos argumentativos apresentados teóricamente.
Método de avaliação
Teste final(40%), Trabalho final(40%), participação nas aulas e nas tarefas da componente prática da leccionação(20%)
Conteúdo
A unidade curricular da Filosofia da Mente apresentará aos alunos os principais problemas da Filosofia da Mente, tais como a natureza e o funcionamento da mente, o problema da mente˗corpo, o problema da consciência e o da natureza do self, assim como a interpretação de outras Mentes. As aulas irão reflectir sobre questões como: Os processos mentais podem ser concebidos além dos limites do corpo humano? Qual é o papel da intersubjetividade na compreensão da Mente? Os computadores podem pensar? Como a Filosofia das Emoções contribuir para o desenvolvimento da Filosofia da Mente? Serão examinadas diferentes teorias sobre a natureza da mente e serão exploradas várias respostas possíveis para as questões a fim de compreender alguns dos principais movimentos argumentativos realizados na Filosofia da Mente.