Filosofia Antiga
Objetivos
a) Adquirir um conhecimento básico das figuras mais relevantes do pensamento filosófico antigo e de alguns dos seus textos.
b) Adquirir uma compreensão básica da especificidade da filosofia antiga como momento de fundação e princípio da tradição filosófica.
c) Adquirir a capacidade de identificar os problemas filosóficos mais significativos do pensamento antigo.
d) Adquirir um conhecimento básico das principais linhas de desenvolvimento da filosofia antiga.
e) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
f) Adquirir uma compreensão básica da terminologia filosófica antiga e do seu papel na génese da terminologia filosófica.
g) Adquirir a capacidade básica de ler e interpretar alguns textos fundamentais da filosofia antiga.
h) Reconhecer a importância do estudo da filosofia antiga para a compreensão de questões filosóficas actuais.
Caracterização geral
Código
711031059
Créditos
6.0
Professor responsável
António Jorge de Castro Caeiro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
2002: A Areté como Possibilidade Extrema do Humano. Fenomenologia da Práxis em Platão e Aristóteles. INCM. Lisboa.
2019: ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Introdução, tradução e notas de António de Castro Caeiro. 6ª Edição. Quetzal. Lisboa. (1ª ed.: 2002)
2016: Caeiro, António de Castro. «Plato’s Gorgias Eschathological myth». In Maria José Velasquez, Greek Philosophy and Mystery Cults, (pp. 51-68). Oxford, OUP.
2014: ARISTÓTELES. Fragmentos dos Diálogos e Obras Exortativas. Introdução, tradução e notas de António de Castro Caeiro. Lisboa, INCM.
Método de ensino
(A) A maior parte das aulas são de exposição com espaço para a intervenção livre e obrigatória dos alunos, para o esclarecimento da leitura de passagens relevantes dos textos em análise. (C) Algumas aulas são leccionadas no chamado regime de seminário, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto (com recurso a pdf projectados por computador). (C) Por fim, algumas aulas consistem na discussão, com os alunos, de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam.
Método de avaliação
A meio do semestre os alunos realizam uma prova de frequência(20%), Assiduidade(10%), O principal elemento de avaliação é uma segunda prova de frequência no final do semestre(70%)
Conteúdo
A areté como Possibilidade Extrema do Humano
A filosofia para Platão e Aristóteles é um programa de transformação do humano num ser configurado por possibilidades extremas, a excelência (areté) . Ambos procuram perceber a relação do ser humano com a manifestação das múltiplas realidades que nos aparecem, o modo como se constituem e procuram fazer sentido e obter transparência da situação que é estar vivo, existir. A procura da verdade não é apenas para compreender intelectualmente o que se passa mas para podermos acordar para modos de ser e maneiras de existir que de outro modo permanecem adormecidas. Procuraremos ver no nosso curso não apenas na teoria o que é a filosofia mas como é que Platão e Aristóteles encaram a transformação do ser humano na sua situação prática como modo de vida. Faremos leituras comentadas de Aristóteles (Metafísica I, II; Ética a Nicómaco I, VI; Diálogos) e de Platão (Protágoras, Górgias, República, Fédon, Fédro, Banquete).