Filosofia da Religião

Objectivos

a) Desenvolver uma compreensão crítica das tradições religiosas e filosóficas que têm maior importância no mundo contemporâneo.
b) Desenvolver a capacidade de produzir pensamento crítico, avaliando argumentos e teses.
c) Desenvolver a capacidade de estabelecer relações entre eventos actuais e sistemas religiosos e filosóficos.
d) Desenvolver a capacidade de produzir pensamento crítico da perspectiva de diferentes religiões e culturas.

Caracterização geral

Código

711031069

Créditos

6.0

Professor responsável

Mário Jorge Pereira de Almeida Carvalho

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

S. KIERKEGAARD,
Søren Kierkegaards skrifter, 9: Kjerlighedens Gjerninger, København, Gad, 2004

Works of Love (Kierkegaard’s Writings, XVI), ed. H. v. Hong & E. H. Hong, Princeton, Princeton University Press, 1998

Works of Love, ed. D. F. Swenson & L. M. Swenson, Princeton, Princeton University Press, 1949

Der Liebe Tun: Etliche christliche Erwagungen in Form von Reden, Gutersloh, Gutersloher Verlagshaus Gerd Mohn, 1992

Atti dell´amore, ed. C. Fabro ; aggiornamento editoriale di Giuseppe Girgenti, Milano, Bompiani Il pensiero occidentale, 2007

Gli atti dell´amore: alcune riflessioni cristiane in forma di discorsi, ed. U. Regina, Brescia, Morcelliana, 2009

Las obras del amor: meditaciones cristianas en forma de discursos, Salamanca, Sigueme, 2006

Les œuvres de l´amour ; La dialectique de la communication éthique et éthico-religieuse: 1847, ed. P. H. Tisseau, Paris, Orante, 1980

 

Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática.
A metodologia usada combina
a) o exame teórico de problemas e conceitos
b) uma aturada análise e comentário dos textos em causa (que presta especial atenção ao nexo entre eles e os problemas e conceitos focados, mas também a questões de interpretação, etc.)
c) a discussão de concepções alternativas, de objecções, contra-exemplos, etc.
O programa está concebido para proporcionar aos estudantes a experiência de trabalharem, se assim se pode dizer, no “laboratório” do pensamento filosófico.
Dá-se especial importância ao horário de atendimento, que pode ser usado para discutir problemas, objecções, matérias afins, etc.

 

Método de avaliação

Exame final escrito obrigatório(67%), um trabalho escrito e discuti-lo com o professor. (33%)

Conteúdo

Os outros numa óptica não-ética, ética e religiosa

O propósito deste seminário é analisar o ‘caleidoscópio’ daquilo a que Fichte chamou Standpunkte e Kierkegaard Stadier – o complexo de fenómenos que estes conceitos referem e, em particular, a diferença entre o não-ético, o ético e o religioso.
A discussão deste problema focar-se-á especialmente nos outros – i.e na questão de saber como é que os outros (os “nossos semelhantes” ou o nosso “próximo”) mudam de figura consoante se apresentam a uma luz não-ética, ética e religiosa.
Para este efeito, leva-se muito especialmente em conta um texto de Kierkegaard: Kjerlighedens Gjerninger (As obras do Amor). Mas também se procura ver este texto contra o fundo da rede de nexos que o ligam a) à totalidade da obra de Kierkegaard, b) à tradição da fé e do pensamento cristãos e c) à filosofia (em especial à filosofia da religião) de pensadores como Jacobi, Kant, Fichte e Hegel

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: