Temas de Filosofia Antiga
Objetivos
a) Adquirir um conhecimento aprofundado de figuras relevantes do pensamento filosófico antigo e de alguns dos seus textos.
b) Adquirir um conhecimento aprofundado dos problemas filosóficos mais significativos do pensamento antigo.
c) Adquirir um conhecimento aprofundado das principais linhas de desenvolvimento da filosofia antiga.
d) Desenvolver a capacidade de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto da filosofia antiga.
e) Adquirir um conhecimento aprofundado da terminologia filosófica antiga e do seu papel a génese da terminologia filosófica.
f) Adquirir a capacidade de leitura crítica e autónoma de alguns textos filosóficos fundamentais da filosofia antiga.
g) Desenvolver a capacidade de identificar os nexos entre problemas e concepções da filosofia antiga e questões filosóficas actuais.
h) Adquirir a capacidade básica de investigação de problemas na área da Filosofia Antiga.
Caracterização geral
Código
711031071
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo Alexandre Pinto dos Anjos da Silva Lima
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Fontes/Sources
- Platão, A Républica, trad. Maria Helena da Rocha Pereira, 2010, 12.ª ed.
- Aristóteles, A poética, trad. Maria Helena da Rocha Pereira, 2011, 4.ª ed.
Comentários/Commentaries
- Halliwell, Stephen, Plato: Republic X, Oxford, Aris e Phillips, 1988, repr. 2005.
- Halliwell, Stephen, Aristotle’s Poetics, London, Duckworth, 1998, 2nd ed.
Estudos sobre a mimêsis/Studies on mimêsis
- Auerbach, Erich, Mimesis: The Representation of Reality in Western Literature, trans. Willard R. Trask, Princeton, Princeton University Press, 2014, new and expanded ed.
- Halliwell, Stephen, The Aesthetics of Mimesis: Ancient Texts and Modern Problems, Princeton, Princeton University Press, 2002.
Método de ensino
O programa recorre a duas actividades principais. Na primeira hora vamos ler, expor e explicar os principais conceito e os quadros teóricos dos textos em foco. Na segunda hora, faremos a interpretação e análise dos textos com os alunos, a fim de promover o debate sobre perspectivas alternativas, possíveis objeções, a argumentação e a expressão.
Método de avaliação
ensaio escrito(30%), exame escrito no final do semestre(70%)
Conteúdo
Ao longo do semestre, vamos considerar o problema da «imitação» (mimêsis) tal como se acha suscitado por Platão e Aristóteles. Na primeira parte do semestre, analisaremos o livro X da República; na segunda parte, a Poética de Aristóteles. O objectivo do curso será o de compreender as questões que cada um dos textos levanta, as respostas que fornece a essas questões e a sua actual relevância. Procederemos a uma comparação entre ambos, por forma a pôr em evidência as diferenças, mas também as linhas de continuidade, entre duas obras fundadoras da poética e da estética ocidentais.