Temas de Filosofia Contemporânea
Objetivos
a) Identificar compreensivamente problemas centrais do pensamento filosófico contemporâneo
b) Contextualizar esses problemas de forma diacrônica e sincrônica
c) Desenvolver capacidade analítica e crítica através da leitura de textos relevantes da filosofia contemporânea.
Caracterização geral
Código
711031074
Créditos
6.0
Professor responsável
Nuno Vieira da Rosa e Ferro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
1. On Melancholy
BURTON, R. (2000). Anatomy of Melancholy (1628). New York: New York Review Books.
DANDREY, P. (ed.) (2005). Anthologie de l´Humeur Noir. Paris: Le Promeneur (Gallimard).
HERSANT, Y. (ed.), (2005), Mélancolies. Paris: Laffont.
KLIBANSKY, R., SAXL, F., PANOFSKY, E. (1964). Saturn and Melancholy, London: Nelson.
PIGEAUD, J. (ed.). (2006). Aristote. L´Homme de Génie et la Mélancolie. Paris: Payot & Rivage.
PIGEAUD, J. (2008). Melancholia. Paris: Payot.
RADDEN, J. (ed.). (2000). The Nature of Melancholy. From Aristotle to Kristeva, Oxford: OUP.
2. On Boredom
GOODSTEIN, E. (2005) Boredom and Modernity, Standford, Standford U. Press
SPACKS, P., (1995) Boredom, Chicago, Uni. os Chicago Press
GARAVENTA, (1997) La Noia, Roma, Bulzoni
PEZZE, B., SALZANI, C. (eds.) (2009), Essays on Boredom and Modernity, New York, Rodopi.
Método de ensino
Curso de natureza teórico-prática. A metodologia usada combina o exame teórico dos problemas e a interpretação de textos. Análise e comentário dos textos em causa.
Método de avaliação
Frequência obrigatória(66%), trabalho escrito(34%)
Conteúdo
Melancolia – Tédio – Ironia
1. Ontologia e disposições fundamentais. O ponto de vista de Heidegger em "Sein und Zeit" e "Die Grundbegriffe der Metaphysik. Welt - Endlichkeit - Einsamkeit". A relaçãio deste problema com os Problemata XXX, 1, do Pseudo-Aristóteles. Melancolia como género.
2. O texto fundamental da Introdução do "Conceito de Angústia" de Kierkegaard. Disposição e conceito. Disposição e ontologia.
3. Melancolia como principal disposição fundamental. Estudo da melancolia desde o corpus hippocraticum à compreensão post-moderna.
4. Melancolia e Tédio: diferenças e semelhanças. "O pior de tudo", do Livro do Desassossego. Formas de tédio.
5. Ironia e disposição – ironia e liberdade. Romantismo e ironia (Schlegel e Solger). A crítica de Hegel à ironia romântica. Ironia socrática, ironia romântica e ironia e post-modernismo.
6. Disposições fundamentais e o sentido do "nada".