Temas de Lógica

Objectivos

a) Análise de tópicos situados no âmbito da lógica informal (informal logic) e da teoria da argumentação.
b) Integração desses tópicos na sua relação própria com a lógica em sentido estrito e com outras áreas do saber filosófico.
c) Desenvolvimento da capacidade crítica através da abordagem das questões centrais na área de estudo da disciplina.

 

Caracterização geral

Código

711031081

Créditos

6.0

Professor responsável

João de Deus Santos Sàágua

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Davidson, Donald. 1967. “Truth and Meaning.” In Inquiries into Truth and Interpretation. Oxford: Clarendon Press, 1984.
Davidson, Donald. 1973. “Radical Interpretation.” In Inquiries into Truth and Interpretation. Oxford: Clarendon Press, 1984.
Grice, Paul. 1957. “Utterer´s Meaning and Intentions”. In Studies in the Way of Words. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1989.
Grice, Paul. 1969. “Meaning.” In Studies in the Way of Words. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1989.
Grice, Paul. 1975. “Logic and Conversation”. In Studies in the Way of Words. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1989.
Lewis, D. 1969. Convention: A Philosophical Study. ed. Oxford: Blackwell.
Kripke, S. A. 1972. Naming and Necessity. ed. Harvard University Press, 1980.
Putnam, Hilary. 1975. “The Meaning of ‘Meaning.’” In Philosophical Papers, Vol. 2: Mind, Language and Reality. Cambridge University Press, 1979.

Método de ensino

De acordo com o especificado no programa, este curso, de natureza teórico prática, está dividido em 3 blocos. Em cada bloco, parte-se da leitura e análise de um conjunto de textos fundamentais para chegar à delimitação dos problemas filosóficos relevantes, e à compreensão e discussão das visões e respostas propostas pelos autores estudados. Cada bloco terminará com a apresentação e discussão de trabalhos dos alunos sobre as matérias em questão.
Os textos serão fornecidos e estudados na sua língua original, o inglês.
Para cada bloco, e incidindo sobre os tópicos aí discutidos, o aluno deve produzir um curto ensaio (5-10 páginas). Pelo menos um desses textos será apresentado e discutido em aula.

 

Método de avaliação

Participação em aula, incluindo a apresentação e discussão de pelo menos um dos trabalhos(25%), Trabalho escrito 1: 25%. - Trabalho escrito 2: 25%. Trabalho escrito 3: 25%.(75%)

Conteúdo

O curso foca um conjunto de problemas e discussões localizados na intersecção entre a lógica e o estudo filosófico da linguagem.
Em cada um de 3 blocos, partindo da leitura atenta de vários textos seminais, considera-se a contribuição específica de autores de especial relevância na tradição analítica:
1. Donald Davidson
1.1. Semântica das condições de verdade — Davidson 1967;
1.2. Verdade e racionalidade na fundação do significado— Davidson 1973;
2. Paul Grice
2.1. Semântica versus pragmática — Grice 1975;
2.2. Intenções comunicativas na fundação do significado — Grice 1957 e 1969;
3. David Lewis, Hilary Putnam and Saul Kripke
3.1. Significados convencionais — Lewis 1969;
3.2. Convenção versus norma numa comunidade; externalismo semântico — Putnam 1975, Kripke 1972;
Duas questões principais guiam a investigação e discussão através dos vários blocos:
A. Qual a forma lógica das nossas expressões linguísticas?
B. Qual a substrutura lógica das nossas práticas linguísticas?

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: