Temas de Antropologia Filosófica

Objetivos

A disponibilizar brevemente

Caracterização geral

Código

711031082

Créditos

6.0

Professor responsável

Mário Jorge Pereira de Almeida Carvalho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Burnet, J. (Ed.) (1901). Platonis Opera, II. Oxford: Clarendon Pr.
Stallbaum, G. (Ed.) (1852). Platonis Symposium. Gothae: Hennings
Rettig, G. F. (Ed.) (1876) .Platons Symposion. Halle: Verl. der Buchh. des Waisenhauses
Bury, R. G. (Ed.) (1909, 1932) The Symposium of Plato. Cambridge: Heffer & Sons.
Hug, A. & Schöne, (Ed.) (1909). Symposium. Leipzig & Berlin: Teubner
Dover, K. (Ed.) (1982). Plato Symposium. Cambridge: CUP
Rowe, C. J. (Ed.) (1998). Plato Symposium. Warminster: Aris & Philllips
Nehamas, A. & Woodruff, P. (Ed.) (1989). Plato Symposium. Indianapolis: Hackett
Benardete, S. (Ed.) (2001). Plato's Symposium. Chicago: The Univ. of Chicago Pr.
Robin, L. (Ed.) (1929). Platon Le Banquet. Paris: Belles Lettres
Robin, L. &Vicaire, P. (Ed.) (1999). Platon Le Banquet. Paris: Belles Lettres
Galli, U. (Ed.) (1935). Platone, Il Simposio. Torino: Chiantore
Luca, R. (Ed.) (1985).Platone Simposio. Firenze: La Nuova Italia
Susanetti, D. (Ed.) (1992). Platone Il Simposio. Venezia: Marsilio

Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática.
A metodologia usada combina
a) o exame teórico de problemas e conceitos
b) uma aturada análise e comentário dos textos em causa (que presta especial
atenção ao nexo entre eles e os problemas e conceitos focados, mas também a questões de interpretação, etc.)
c) a discussão de concepções alternativas, de objecções, contra-exemplos, etc.
O programa está concebido para proporcionar aos estudantes a experiência de
trabalharem, se assim se pode dizer, no “laboratório” do pensamento filosófico.
Dá-se especial importância ao horário de atendimento, que pode ser usado para discutir problemas, objecções, matérias afins, etc.

Método de avaliação

Cada aluno deve apresentar um trabalho escrito e discuti-lo com o professor(30%), Exame final escrito obrigatório(70%)

Conteúdo

O caleidoscópio de erôs no Symposium de Platão
O Symposium desenha um caleidoscópio de perspectivas sobre erôs. À primeira vista pode até não parecer mais do que uma caprichosa sequência de teses sobre questões muito específicas, vistas de ângulos bastante peculiares. Mas, se olharmos de perto, acabamos por encontrar algo muito mais amplo: a) um caleidoscópio de diferentes perspectivas sobre a vida e a condição humana, de tal modo que b) estas perspectivas jogam um complexo “xadrez” umas com as outras, c) têm um carácter exemplar e levam a explorar o labirinto de perspectivas que faz parte integrante da própria vida (a qual tem, ela mesma, algo de caleidoscópico), de tal modo que d) o Symposium acaba por se revelar um verdadeiro “tesouro” de questões antropológicas fundamentais.
Trata-se de explorar este “tesouro” e o labirinto de questões, respostas e novas questões com que temos de lidar a partir do momento em que aceitamos o desafio de olharmos para nós no espelho do Symposium.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: