Detecção Remota

Objectivos

a) Conhecer os conceitos e os princípios físicos de observação da Terra
b) Conhecer os sistemas de observação da Terra
c) Compreender os algoritmos fundamentais de processamento digital de imagens de detecção remota
d) Aplicar os algoritmos de processamento digital de imagens de detecção remota
e) Interpretar a informação geográfica obtida por processamento digital de imagens de detecção remota

 

Caracterização geral

Código

01100671

Créditos

6.0

Professor responsável

José António Pereira Tenedório

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

- Lillesand, T. M., Kiefer, R., W. & Chipman, J. (2015). Remote Sensing and Image Interpretation (7th ed.). New York: John Wiley & Sons. Pp. 1-84; pp. 485- 699

- U.S. Geological Survey (2015). LANDSAT 8 [em linha]. USGS Web site. Acedido Julho 24, 2017, em http://landsat.usgs.gov/landsat8.php

 

Método de ensino

Utilizam-se dois métodos:
- Aulas teóricas
- Hands-on: uso intensivo de software para processamento digital de imagens dirigido por exercícios.
Ensino presencial.

 

Método de avaliação

Exame prático(40%), Exame teórico(60%)

Conteúdo

1. Conceitos e princípios físicos de observação da Terra: i) radiação electromagnética; ii) onda electromagnética; iii) espectro electromagnético; iv) fontes de radiação electromagnética; v) interacção da radiação electromagnética com a matéria; vi) interacção da radiação electromagnética com a atmosfera; vii) comportamento espectral da vegetação, da água e do solo.
2. Sistemas de observação da Terra: i) resoluções de um sistema sensor; ii) satélites e sensores; iii) principais aplicações dos sistemas de observação da Terra.
3. Processamento digital de imagens de detecção remota: i) a imagem como matriz de dados; ii) correcções geométricas e radiométricas; iii) realce e combinação de bandas espectrais; iv) operações aritméticas e funções algébricas sobre bandas; v) transformações de bandas; vi) classificações de imagens (classificações não dirigidas e classificações dirigidas)
4. Aplicações

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: