Geografia da Europa

Objectivos

a) Compreender os processos espaço-temporais de integração, construção da identidade e fragmentação do território europeu;
b) Avaliar a importância da dimensão espacial na evolução do mapa político da Europa;
c) Interpretar a evolução das paisagens europeias considerando a interação entre o meio natural e as atividades humanas;
d) Conhecer a evolução dos blocos económicos e políticos da Europa no pós-II GM;
e) Caracterizar as principais fases de evolução da CEE/UE;
f) Caracterizar as principais políticas comunitárias e respetivos instrumentos;
g) Conhecer as Estratégias Europa 2020 e Portugal 2020;
h) Reconhecer a diversidade europeia em termos populacionais, económicos e culturais;
i) Reconhecer a importância das redes (transportes, energia, redes urbanas,…) na identidade e diversidade europeias;
j) Desenvolver um raciocínio crítico sobre as questões da Europa e da UE;
k) Elaborar relatórios (análise, diagnóstico e prospetiva) sobre questões europeias numa perspetiva geográfica.

Caracterização geral

Código

01100736

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Dulce de Oliveira Pimentel Antunes

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Azcárate Luxán, Mª. Victoria; Sánchez Sánchez, José (2013). Geografía de Europa, Madrid :UNED, 394p.
Adoumié, Vincent (2013). Geographie de l’Europe. Paris, Hachette Supérieur.
Complementar:
Blouet, B. W. (2012).The EU and Neighbours: A Geography of Europe in the Modern World (2ª ed.). New Jersey: Wiley.
Dumont, Gérard-François; Verluise, Pierre (2016).Géopolitique de l´Europe. De l´Atlantique à l´Oural. 2ªed., Paris :PUF.
Kocziszky, G.; Nagy, Z.; Tóth, G.; Dávid, L. (2015). New Method for Analyzing the Spatial Structure of Europe. Economic Computation & Economic Cybernetics Studies & Research Vol. 49 Issue 3, p136-153. 18p.
Walton, N. & Zielonka, J. (ed) (2013).The new political geography of Europe. London: European Council on Foreign Relations (ECFR).

 

Método de ensino

Aulas expositivas e participadas. Discussão a partir de um conjunto de textos selecionados. Desenvolvimento, apresentação e discussão de trabalhos práticos.

 

Método de avaliação

Assiduidade e participação (pelo menos 60% das aulas práticas)(5%), Elaboração de um trabalho prático de grupo [40%], que inclui um elemento intermédio de avaliação [10% da nota final], uma parte escrita [25%] e uma apresentação oral [5% da nota final](40%), Uma prova escrita [55%] versando sobre a matéria lecionada, incluindo textos de apoio(55%)

Conteúdo

1) A Europa: o significado dos seus limites históricos, unidade e diversidade do território, a Europa no mundo
2) Ambiente geográfico natural: diversidade geomorfológica e bioclimática
3) Evolução do mapa político: processos de unificação; nações sem Estado; sistemas políticos
4) Processos de integração no território europeu: CEE/EU;EFTA; COMECON
5) Da CEE à UE: tratados; alargamentos; instituições; políticas e instrumentos de financiamento
6) População, sociedade, cultura: dinâmicas demográficas; diversidade étnica, linguística e religiosa; capital humano
7) Atividades económicas: o espaço rural e a reorientação dos sistemas agrícolas; desindustrialização, terciarização ou servindustrialização das economias?
8) Redes europeias de transportes e energia; as relações com o resto do mundo
9) Cidades e sistemas urbanos
10) Regiões em declínio e territórios emergentes. Coesão ou fragmentação territorial?
11) Conflitos e crises na Europa actual. A UE e a Europa – que perspetivas?

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: