Seminário em Ambiente e Recursos Naturais

Objectivos

a) Reconhecer a importância da interdisciplinaridade na análise dos problemas ambientais;
b) Compreender a degradação do Ambiente e o uso dos recursos naturais a diferentes escalas;
c) Avaliar os efeitos da globalização no estado do Ambiente e na exploração dos recursos naturais;
d) Analisar as vantagens e desvantagens das políticas, ações e medidas de cariz ambiental e económico;
e) Analisar o estado do Ambiente e dos recursos naturais em Portugal.

 

Caracterização geral

Código

711041060

Créditos

12.0

Professor responsável

Maria José Leitão Barroso Roxo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 336

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não têm

Bibliografia

BROWN, L. (2006). Plan B 2.0: Rescuing a Planet Under Stress and a Civilization in Trouble. Nova Iorque: Earth Policy Institute. 365p.

CRAIG, J.R; VAUGHAN, D.J; SKINNER, B.J (2006) - Recursos de la Tierra, Pearson, Madrid, 635p.

CAÑADAS, Luisa Vicedo (2009) - Planificacion y gestion Recursos naturales VOL I e II, UP de Valencia,

FILIPE, J. A; COELHO, M.F; FERREIRA,M.A. (2007) - O Drama dos Recursos Comuns, Edi. Sílabo, 297p.

MATHER, A. S; CHAPMAN, K. (2002) Environmental Resources, Longman, 274 p.

Outros elementos bibliográficos serão fornecidos aos alunos durante as aulas.

 

Método de ensino

Apresentação dos temas pelo docente na sala de aula, estimulando o debate geral dos problemas e a realização de trabalho de campo.
Desenvolvimento de metodologias de trabalho científico em equipa.

Método de avaliação

um trabalho de grupo escrito com 1-2 apresentações orais(70%), uma ficha individual escrita (30%)

Conteúdo

A Unidade Curricular está estruturada em seis temas principais:
1) Introdução às questões ambientais globais
2) A geografia dos recursos naturais
3) A gestão e utilização dos recursos naturais e implicações ambientais
4) O Ambiente em Portugal: diagnóstico
5) O uso dos recursos naturais no País
6) Perspetivas futura

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: