História de Portugal Medieval (Séculos XIII-XV)
Objetivos
a) Relacionar as diferentes dimensões espacio-temporais da História de Portugal Medieval, séculos XIII a XV
b) Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que se desenvolveram em Portugal nos
séculos XIII a XV
c) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados
d) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos da época.
e) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas da época
medieval
f) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos da Época Medieval
Caracterização geral
Código
01100916
Créditos
6.0
Professor responsável
Bernardo João da Silveira de Vasconcelos e Sousa
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
MATTOSO, José (dir.), História de Portugal, vol. II – A Monarquia feudal (1096-1480), coord. José MATTOSO, Lisboa, Círculo de Leitores, 1993.
MATTOSO, José, Identificação de um País. Oposição, vol. 2 de Obras Completas de José Mattoso, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001 e Identificação de um País. Composição, vol. 3 de Obras Completas de José Mattoso, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001.
SERRÃO, Joel e MARQUES, A.H. de Oliveira (dir.), Nova História de Portugal, vol. III – Portugal em definição de fronteiras. Do Condado Portucalense à Crise do século XIV, coord. Maria Helena da Cruz COELHO e Armando Luís de Carvalho HOMEM, Lisboa, Editorial Presença, 1996.
SERRÃO, Joel e MARQUES, A.H. de Oliveira (dir.), Nova História de Portugal, vol. IV – Portugal na Crise dos Séculos XIV e XV, de A. H. de Oliveira Marques, Lisboa, Editorial Presença, 1987.
SARAIVA, José Hermano (dir.), História de Portugal, vol. III, Lisboa, Edições Alfa, 1983
Método de ensino
Aulas de carácter teórico e prático, na proporção de 60% e 40%. As aulas teóricas constam de exposição de matérias pelo docente. As aulas práticas contemplam a análise e o comentário de documentos históricos e textos historiográficos relativos à época, com participação dos alunos.
Método de avaliação
prova escrita realizada na aula(50%), prova escrita realizada na aula(50%)
Conteúdo
1.População e Sociedade
1.1.Distribuição e evolução populacional
1.2.As novas condições materiais
1.3.A cidade e o campo
2.A realeza face ao reino – a dinastia de Borgonha de 1248 a 1383
2.1.Afonso III, o Bolonhês
2.2.D. Dinis e os poderes concorrentes
2.3.Crise social e reformas políticas com Afonso IV
2.4.Pedro I e os “ventos” de Castela
2.5.Da crise económica e social à crise dinástica com D. Fernando
3.Emergência e afirmação da dinastia de Avis
3.1.D. João I – bastardo, mestre, rei
3.2.Uma “nova idade”? De D. Duarte a Alfarrobeira.