História de Portugal Moderno (Séculos XVII-XVIII)

Objetivos

1. Relacionar as diferentes dimensões espacio-temporais da História de Portugal Moderno.
2. Identificar os processos políticos, económicos, sociais e culturais mais influentes que se desenvolveram em Portugal
nos séculos XVII e XVIII.
3. Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
4. Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
5. Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas da época
moderna.
6. Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos da época moderna.

Caracterização geral

Código

01100938

Créditos

6.0

Professor responsável

Jorge Miguel de Melo Viana Pedreira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

COSTA, Leonor Freire; LAINS, Pedro; MIRANDA, SUSANA Munch – História Económica de Portugal (1143-2010) Lisboa:
Esfera dos Livros, 2011
GODINHO, Vitorino Magalhães – Estrutura da antiga sociedade portuguesa. Lisboa: Arcádia, 1975
HESPANHA, António Manuel – História de Portugal Moderno político e institucional. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.
História de Portugal. A Antigo Regime (1620-1807). dir. José Mattoso. coord. António Hespanha. Lisboa: Círculo Leitores,
1993, vol.IV
Nova História de Portugal. Da paz da Restauração ao ouro do Brasil. dir. A. H. de Oliveira Marques, Joel Serrão. coord.
Avelino Freitas Menezes. Lisboa: Presença. 2001, vol.VII
MACEDO, Jorge Borges de – A situação económica no tempo de Pombal (alguns aspectos). Lisboa: Gradiva, Lisboa: 1989,
3ª ed.
PEREIRA, José Fernandes – O Barroco do século XVII: transição e mudança. O Barroco do século XVIII. O Neoclássico.
História da Arte Portuguesa. dir. Paulo Pereira. Lisboa: Círculo Leitores, 1995, vol.III, p.11-205.

Método de ensino

Primeira, um discurso do docente em cada aula, permitindo uma síntese do tema e suas consequências historiográficas,
com chamadas de atenção para as grandes bases documentais. Neste âmbito conduz-se à intervenção dos discentes por
meio de exercícios como as apresentações de citações ou a remissão para os métodos e conteúdos do trabalho de
investigação. Segunda, o andamento do processo de avaliação, concebendo-se a avaliação como um percurso de
aprendizagem que permite a utilização de competências transversais ao fazer da história.

Método de avaliação

presença em aula e pela participação em actividades de cultura próximas dos temas do Programa; investigação (50%), percurso acompanhado de elaboração de um trabalho de investigação a partir de bases documentais (50%), uma oral e a apresentação justificada de um conjunto de citações; construção(20%), uma prova presencial escrita (30%)

Conteúdo

I. Acontecimentos, histórias de vida e conjunturas

 II. Descrever o Reino e os grupos sociais

III. Poder, riqueza e trabalho

 IV. Dimensões da cultura, do dia-a-dia e da festa

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: