História Medieval (Séculos V-XI)

Objectivos

a) Familiarizar e interiorizar nos estudantes as grandes problemáticas e questões que percorrem este período cronológico e que marcaram esta fase do Ocidente Medieval
b) Desenvolver nos estudantes a perceção de que este período é um período onde as continuidades históricas se sentem na longa duração, assim como os pontos de rutura e conflito. E de que é nesta longa duração que se cria a síntese medieval, com muitas contradições internas.
c) Estimular a compreensão e domínio da factologia e das problemáticas principais necessárias para debate e discussão dos temas nucleares deste período.
d) Desenvolver raciocínio critico (oral e escrito) sobre as questões estudadas, perspetivando-as no seu contexto mais vasto
e) Promover a produção e exposição (oral e escrita) de trabalhos de síntese crítica

Caracterização geral

Código

01100951

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria João Violante Branco

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

- BALLARD, Michel, GENET, Jean-Philippe, ROUCHE, Michel, A Idade Média no Ocidente, dos Bárbaros ao Renascimento, Lisboa, Ed. D. Quixote, 1994.
- BLOCKMANNS, Wim e HOPPENBROUWERS, Peter, Introduction to Medieval Europe (300-1500), 3rd edition, London/New York, Routledge, 2018.
- CLARAMUNT, S., PORTELA, Ermelindo, GONZÁLEZ, Manuel e MITRE, Emílio, Historia de la Edad Media, 2ª ed, 5ª reimpr., Barcelona, Ariel Historia, 2003
- HOLMES, George (ed.) The Oxford History of Medieval Europe, Oxford, OUP, 2001
- LADERO QUESADA, Miguel-Ángel, Historia Universal- Edad Media, vol. II, (2ª ed, 3ª reimpressão), Madrid, Vicens Vives, 1997
- LE GOFF, Jacques, SCHMITT, Jean-Claude (dir.), Dictionnaire raisonné de l’Occident médiéval, Paris, Fayard, 1999.
- LINEHAN, Peter, NELSON, Janet (eds.), The medieval World, Londres, Routledge, 2003.
- WHICKHAM, Chris, The Inheritance of Rome. A History of Europe from 400 to 1000, London, Penguin Books, 2010

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas, onde a exposição alternará com o debate e nas quais os estudantes se poderão familiarizar com a documentação de base e com artigos onde as questões mais atuais colocadas pela moderna historiografia sobre o tema poderão ser questionadas. A participação ativa nas aulas é fundamental.

Método de avaliação

A participação nos debates e Apresentação oral com recurso a power point e utilização de fontes(30%), Teste escrito de avaliação, com consulta(40%), Trabalho escrito (recensão de artigo ou filme ou exposição/resumo de atividade extra curricular /bibliografia crítica/wiki)(30%)

Conteúdo

TEMA 1: A ALTA IDADE MÉDIA: CONCEITOS E PROBLEMAS
TEMA 2: O ‘NASCIMENTO DA EUROPA’?
Tópico 1. Roma e os Bárbaros: tradição, ou rutura?
Tópico 2. Os reinos bárbaros e a construção de um novo mundo geopolítico
Tópico 3. Bizâncio: entre o mundo antigo e a medievalidade
Tópico 4. O Islão: dos primórdios ao califado de Bagdad
Tópico 5. Novas construções: Monaquismo e Papado
Tópico 6. A “Europa Carolíngia”: política e administração, sociedade, economia, cultura e religião
Tópico 7. O Sacro-Império romano-germânico, a translatio imperii, os dois gládios
TEMA 3: O ANO 1000
Tópico 1. A revolução do Ano Mil: Debate
Tópico 2. A questão Feudal. Senhorialismo e modos de exploração senhoriais
Tópico 3. Agricultura e Exploração Rural
Tópico 4. Vida urbana e Economia
Tópico 5. A Chamada “Reforma Gregoriana”: o nascimento do Papado
TEMA 4 – EXPANSÃO
Tópico 1. As Universidades e o Renascimento da Lei
Tópico 2. Papas, Imperadores e Reis: um Novo Pacto
Tópico 3. O início das Cruzadas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: