História Medieval (Séculos V-XI)

Objectivos

Objectivos de aprendizagem:
a)Familiarizar e interiorizar nos estudantes as grandes problemáticas e questões que percorrem este período cronológico
b)Estimular a compreensão e domínio da factologia e das problemáticas principais necessárias para debate e discussão dos temas nucleares do período.
c)Desenvolver raciocínio critico (oral e escrito) sobre as questões estudadas, perspectivando-as no seu contexto mais vasto
d)Promover a produção e exposição (oral e escrita) de trabalhos de síntese crítica

Competências gerais:
Estudantes deverão desenvolver
a)domínio dos conteúdos e matérias trabalhados na unidade curricular;
b)capacidade de análise, interpretação e síntese de dados, temas e problemáticas referentes ao período em estudo;
c)familiaridade com as fontes produzidas nestas épocas e contextos históricos e geográficos e entendimento dos problemas críticos levantados pela sua produção
d)capacidade de expor oralmente o resultado de trabalho sobre fontes históricas

Caracterização geral

Código

01100951

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria João Violante Branco

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

-BALLARD, Michel, GENET, Jean-Philippe, ROUCHE, Michel, A Idade Média no Ocidente, dos Bárbaros ao Renascimento, Lisboa, Ed. D. Quixote, 1994.
-CLARAMUNT, S., PORTELA, E., GONZÁLEZ, M & MITRE, E, Historia de la Edad Media, 2ª ed, 5ª reimpr., Barcelona, Ariel Historia, 2003
-DUBY, Georges, A Europa na Idade Média, Lisboa, Teorema, 1989
- LE GOFF, Jacques, As raízes medievais da Europa, Petrópolis, Vozes, 2007.
- LE GOFF, Jacques, SCHMITT, Jean-Claude (dir.), Dictionnaire raisonné de l’Occident médiéval, Paris, Fayard, 1999.
LINEHAN, Peter, NELSON, Janet (eds.), The medieval World, Londres, Routledge, 2001.

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas, onde a exposição alternará com o debate e nas quais os estudantes se poderão familiarizar com a documentação de base e com artigos onde as questões mais actuais colocadas pela moderna historiografia sobre o tema poderão ser questionadas. A participação activa nas aulas é fundamental.

Método de avaliação

Apresentação oral com recurso a power point (25%), Resumo de um artigo ou elaboração de bibliografia crítica sobre determinado tema(25%), Teste escrito de avaliação, com consulta(50%)

Conteúdo

TEMA 1: A ALTA IDADE MÉDIA: CONCEITOS E PROBLEMAS

TEMA 2: O NASCIMENTO DA EUROPA?
Tópico 1. Roma e os Bárbaros: tradição ou ruptura?
Tópico 2. A “Europa Carolíngia”: construção política
Tópico 3. A “Europa Carolíngia”: sociedade e economia
Tópico 4. A “Europa Carolíngia”: cultura e religião
Tópico 5. A Translatio Imperii

TEMA 3: O ANO 1000
Tópico 1. A revolução do Ano Mil: Debate
Tópico 2. A questão Feudal. Senhorialismo e modos de exploração senhoriais.
Tópico 3. Agricultura e Exploração Rural
Tópico 4. Vida urbana e Economia
Tópico 5. A Reforma Gregoriana: o nascimento do Papado

TEMA 4 – EXPANSÃO DO OCIDENTE CRISTÃO
Tópico 1. As Universidades e o Renascimento da Lei
Tópico 2. Papas, Imperadores e Reis: um Novo Pacto
Tópico 3. O início das Cruzadas

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: