História Medieval (Séculos XII-XV)

Objetivos

a) Adquirir conhecimento sobre a historiografia do período e as principais tendências da investigação actual.
b) Desenvolver capacidade de compreensão dos principais acontecimentos e processos do período e espaços históricos estudados.
c) Desenvolver as metodologias de análise de fontes históricas.
d) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando o vocabulário e as categorias específicas da Época medieval.
e) Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica.

Caracterização geral

Código

01100962

Créditos

6.0

Professor responsável

João Luís Inglês Fontes

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

-Michel Balard (et al.), A Idade Média no Ocidente. Dos Bárbaros ao Renascimento, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994
-Jérome Baschet, La civilisation féodale. De l´an Mil à la colonisation de l´Amérique, 3ª ed rev e actual., Paris, Flammarion, 2006 (ed. brasileira, A civilização feudal. Do ano mil à colonização da América, São Paulo, Ed. Globo, 2006)
- Alain Ducellier (et al.), A Idade Média no Oriente. Bizâncio e o Islão: dos Bárbaros aos Otomanos, Lisboa, D. Quixote, 1994
- Jacques Le Goff, Jean-Claude Schmitt (dir.), Dictionnaire raisonné de l’Occident médiéval, Paris, Fayard, 1999 (ed. brasileira Dicionário temático do Ocidente medieval, Bauru, Edusc, 2002)
- Peter Linehan (et al.) (eds.), The medieval world, Londres, Routledge, 2001

Método de ensino

- Aulas teóricas (50%) e aulas práticas com avaliação presencial contínua (50%).
Ensino presencial

Método de avaliação

trabalho prático em aula: comentário de documento histórico(60%), trabalho prático em aula: comentário de texto historiográfico(40%)

Conteúdo

Módulo 1. Fontes e Problemas sobre o período

Módulo 2. A vitalidade de uma área civilizacional (séculos XII-XIV)
1. A consolidação do desenvolvimento económico
2. O sistema político
3. Elementos de história religiosa
4.Vida cultural, intelectual e artística

Módulo 3. Tempos de crise e de reconstrução (séculos XIV-XV)
1. A «crise» ou as «crises»?
2. Elementos de História política e institucional
3. Economia e sociedade
4. Elementos de História religiosa
5. Vida cultural, intelectual e artística

Módulo 4. O Oriente e o Ocidente (séculos XII- XV)
1. As Cruzadas e o mundo islâmico
2. O Império bizantino

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: