Metodologia da História

Objectivos

. Perceber a relevância do método de trabalho para o estudo da História
. Aprender a organizar um trabalho de investigação
. Refletir sobre os contributos de outras ciências para a História
. História do tempo presente, testemunhos orais e biografias – como proceder metodologicamente

 

Caracterização geral

Código

01101013

Créditos

6.0

Professor responsável

João Luís da Costa Campos Vieira Lisboa

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

BEBIANO, R. (2001). Temas e problemas da história do presente, disponível em http://www1.ci.uc.pt/pessoal/rbebiano/docs/estudos/hrecente.pdf
BLOCH, M. (s.d., 4ª ed). Introdução à História. Mem-Martins: Public. Europa-América
CEIA, C. (2012, 9ª ed) Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Edit. Presença
CURTO, D. R. (2013). Para que serve a História? Lisboa: Tinta-da-China
LE GOFF, J. & NORA, P. (dir.) (1987). Fazer História, Novos objectos. Vol. 3. Venda Nova: Bertrand Edit.
MATTOSO, J. (1988). A Escrita da História. Teoria e Métodos. Lisboa: Edit. Estampa
RANCIÈRE, J. (2014). As palavras da História. Ensaio de poética do saber. Lisboa: Ed unipop
ROSAS, F. (2016). História, (des)memória e hegemonia. In História e Memória…Lisboa: Tinta-da-China, p. 41-81
TORGAL, L. R- (2015). História... Que História? …. Lisboa: Temas e Debates
TRAVERSO, E. (2012). O passado, modos de usar. Lisboa: Ed unipop
VEYNE, P. (2008 [1ª ed. 1971]). Como se escreve a História. Lisboa: Ed 70

Método de ensino

Ensino presencial.
40% de aulas teóricas e 60% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
- Problematização de informação teórica, visitas de estudo a museus, bibliotecas e arquivos de diferente natureza.
- Reforça-se a importância de outras fontes que não as escritas, como a iconografia, objetos, artefactos arqueológicos, testemunhos orais, etc.

Nas aulas teóricas procura-se, a partir de exemplos práticos, sensibilizar os alunos para a importância da Metodologia como garante do caráter científico do texto historiográfico.

 

 

Método de avaliação

Avaliação escrita presencial(25%), Fichas bibliográficas e fichas de leitura(45%), Reflexão sobre a fonte histórica e o trabalho do historiador(30%)

Conteúdo

1.A História entre teoria e métodos: introdução ao estudo da disciplina.
2. A importância do método histórico. Noções gerais de metodologia e práticas históricas.
3. A organização de um trabalho científico: planificação, estrutura, citações, bibliografia. Características de uma ficha de leitura, de uma recensão, de um ensaio, de uma tese.
4. A heurística: as condições e as práticas correctas da identificação e selecção das fontes.
5. A diversidade de fontes históricas. As ciências auxiliares da História.
6. A crítica histórica. A crítica externa e a crítica interna.
7. A síntese histórica. A construção da narrativa. O romance histórico.
8. A utilização de testemunhos orais. A História do tempo presente. As abordagens de natureza biográfica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: