Pré-História
Objetivos
- Reconhecer a Arqueologia Pré-Histórica como domínio científico essencial para uma visão crítica da História da Humanidade
- Conhecer e interpretar, numa perspectiva sincrónica e diacrónica, as várias etapas da formação da humanidade ao nível da sua história biológica, tal como as dinâmicas subjacentes ao aparecimento e desenvolvimento das primeiras sociedades humanas, do Paleolítico à Idade do Bronze, em diversos contextos geográficos e nas suas variadas formas de expressão cultural
- Avaliar a importância relativa de um testemunho arqueológico identificando e relacionando os elementos necessários à construção e sustentação críticas do discurso historiográfico
- Conhecer as mais recentes e actualizadas tendências da produção científica nos planos da análise e da síntese historiográfica
- Ser capaz de expor os conhecimentos adquiridos de forma problematizante, fazendo uso de vocabulário específico e integrando-os no universo conceptual próprio da disciplina
Caracterização geral
Código
01101024
Créditos
6.0
Professor responsável
Carlos Cristian Rodriguez Rellan
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
- BOYD, R.; SILK, J.B. (2009). How humans evolved (5th ed.). New York: W.W. Norton. ANT 1227 (UNLFCSH/BMSC) – 57707
- CHAMPION, T. et al. (1998). Prehistoria de Europa. Barcelona: Crítica. BJC 280 (UNLFCSH/BMSC) - 297JC
- CUNLIFFE, B. W. (Ed.). (1994). The Oxford illustrated prehistory of Europe. Oxford: Oxford University Press.
- LÓPEZ GARCÍA, P. (Coord.). (2017). La Prehistoria en la Península Ibérica. Madrid: Itsmo.
- RENFREW, C.; BAHN, P. G. (2013). Archaeology: The Key Concepts. London: Routledge.
- RENFREW, C.; BAHN, P. G. (2016). Archaeology: Theories, Methods, and Practice (7th ed.). London: Thames e Hudson. ARQ REF 4 (UNLFCSH) – 64480
- SCARRE, C. (Ed.). (2013). The human past: World prehistory and the development of human societies (3rd ed.). New York: Thames Hudson. ARQ REF 13 (UNLFCSH/BMSC) – 64484
- SHAW, I; JAMESON, R. (Eds) (1999). A dictionary of archaeA dictionary of archaeology. Oxford: Blackwell.
Método de ensino
Aulas teóricas presenciais apoiadas em informação audiovisual que ajudem a reforçar os conteúdos da unidade curricular. Visitas a museus para complementar a informação teórica transmitida em aula.
Método de avaliação
dois testes escritos individuais e presenciais(100%)
Conteúdo
1. Introdução:
1.1. A Pré-História: aspetos conceituais
1.2. A Arqueologia como ferramenta de conhecimento do passado
1.3. Periodização, cronologias e paleoambientes
2. O processo de hominização:
2.1. A evolução humana: dos primeiros hominídeos ao género Homo
2.2. O homem de Neandertal e o anatomicamente moderno
3. Os caçadores e recolectores holocénicos:
3.1. Transições ambientais e culturais
3.2. Tecnologia, organização social e subsistência
4. Primeiras sociedades agro-pastoris
4.1. O Neolítico e a Neolitização
4.2. Tecnologia, organização social e subsistência
4.3. Monumentalização da paisagem: o megalitismo
4.4. O desenvolvimento da metalurgia e o início da Idade dos Metais
human being has taken place;