História do Egipto Antigo

Objectivos

1. Relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes ao Egipto Antigo
e concebê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
2. Conhecer o contexto político,social, económico, religioso e cultural do Egipto
Antigo;
3. Conhecer as principais e mais recentes interpretações historiográficas relativos
aos temas estudados;
4. Conhecer os principais documentos históricos, ser capaz de os analisar e
interpretar, integrando-os no seu contexto histórico;
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, demonstrando reconhecer os
principais conceitos e a terminologia adequada.

Caracterização geral

Código

711051102

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Helena do Nascimento Rego Pereira Trindade Lopes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

KEMP, B., Ancient Egypt: Anatomy of a Civilization, London: Routledge, 2018
LOPES, M.H.T., Estudos de Egiptologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Egiptologia,
2003.
LOPES, M.H.T., O Egipto Faraónico – guia de estudo, Lisboa, Ed. Associação
Portuguesa de Egiptologia, 2003.
LOPES, M.H.T., “Os ‘rostos’ do combate no Egipto Antigo” in Revista FCSH, 16, Lisboa,
Ed. Colibri, 2005.
LOPES, M.H.T., “Os Prazeres no Médio Oriente Antigo” (ed.) in Estudos Orientais IX,
Lisboa, Instituto Oriental, 2006.
LOPES, M.H.T., “A Produção Literária no Egipto antigo – as palavras de Thot ao
serviço dos homens” in O reino, as ilhas e o mar oceano – estudos em homenagem
ao Prof. Doutor A. Teodoro de Matos, vol. I, Lisboa, CHAM, 2007.
LOPES, M.H.T., “A Educação Urbana no Egipto Antigo” in Olhares sobre a História.
Estudos oferecidos a Iria Gonçalves. Lisboa, Caleidoscópio, 2009

Método de ensino

Aulas teórico-práticas e aulas práticas

Método de avaliação

um teste(50%), um trabalho(50%)

Conteúdo

1. Sentir o espaço
O pensamento mítico e a abordagem simbólica.
Caracterização geográfica do território e diversidade étnica.
2. Os ritmos da História
Conceito de História. A Periodização.
3. O Estado Faraónico
O Faraó: origem divina da realeza. Transmissão da realeza e jubileu real.; O exercício
do poder; A estrutura social e as modalidades do quotidiano. A família; As
actividades económicas
4. O Universo Religioso
As cosmogonias; O divino: do Demiurgo à pluralidade. O fenómeno do sincretismo
religioso. As histórias dos deuses; O regresso à unidade: a proposta de Akhenaton; O
culto; Conceito de homem; A “piedade”ou“religião pessoal”. A magia;“Vencer a
morte”: crenças, rituais e textos funerários. As representações do Além. O culto
funerário.
5.Expressões da vida intelectual e artística
A língua e a escrita; A literatura; A música e a dança; As Artes Plásticas; Exploração
do pensamento científico: a medicina, a matemática e a astronomia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: