Estética e Teorias da Arte
Objetivos
Reconhecer diferenças e pontos de contacto entre história da arte, história, estética, e crítica de arte. Reconhecer limitações na escrita da história da arte. Identificar correntes estéticas e teorias da arte marcantes na escrita da história da arte. Interpretar textos fundamentais da teoria da arte e relacioná-los com práticas artísticas. Analisar criticamente teorias e práticas da história da arte e adquirir a flexibilidade para aplicar o conhecimento adquirido no estudo de objectos artísticos de diferentes cronologias e lugares, e noutros contextos de aprendizagem. Relacionar pensamento teórico produzido noutras disciplinas e noutros contextos com a teoria e história da arte.
Caracterização geral
Código
01100550
Créditos
6.0
Professor responsável
Sílvia Rosado Correia Patrício
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não Aplicável
Bibliografia
ELKINS, James, 2006. Art History versus Aesthetics, Routledge, Taylor and Francis
FERNIE, Eric (ed.), 1995. Art History and its methods, London: Phaidon
FOSTER, Hal (ed.), 1983. The Anti-Aesthetic Essays on Postmodern Culture, Seattle: Bay Press
GAUT, Berys, and LOPES, Dominic M., 2001. The Routledge Companion to Aesthetics, Routledge, Francis and Taylor
GREENBERG, Clement, 1961. Art and Culture, Boston: Beacon Press
HARRISON, Charles, WOOD, Paul, GAIGER, Jason (ed.), 1992-2003. Art in Theory 1648-1815; 1815-1900; 1900-1990, Oxford: Blackwell
RANCIÈRE, Jacques, 2010 [2000], A Partilha do Sensível (trad. V. Brito), Porto: Dafne Editores
SAID, Edward, 2004 [1978], Orientalismo, Lisboa: Cotovia
VICENTE, Filipa Lowndes, 2012. A Arte sem História. Mulheres e Cultura artística. Lisboa: Athena
SMITH, Paul, and WILDE, Caroline, 2002. A Companion to Art Theory, Oxford: Blackwell
(a bibliografia específica será dada em aula)
(further specific readings to be provided)
Método de ensino
O método de ensino consiste em 3 horas semanais expositivas e uma hora semanal de discussão de textos, previamente preparados. Os textos serão disponibilizados atempadamente pelo professor. Serão marcadas duas visitas a exposições.
Método de avaliação
Participação em discussão – os alunos devem preparar antecipadamente as leituras a discutir e vir dispostos a debatê-las(25%), Teste escrito com consulta (40%), Um relatório escrito (2 páginas máximo, Times, corpo 12, entrelinha 1,5) sobre uma das exposições visitadas – 15% ; Trabalho escrito (5 páginas máximo, Times, corpo 12, entrelinha 1,5) sobre um dos textos, autores ou trabalhos artísticos discutidos em aula, relacionando com o conhecimento adquirido + apresentação em sala de aula – 20%(35%)
Conteúdo
Introduction: art history, history, aesthetics, art theory, art criticism
1. Plato, platonism, neo-platonism.
2. The origin of aesthetics and the Enlightment. Concepts of Beauty, Sublime, Genius. Kant and the history of art.
3. Hegel and the consolidation of art history as a discipline.
4. Nietzsche, the apolinean and the dionisyac.
5. Aesthetics and Politics. Aesthetics and marxism. Form and content: debates on realism.
6. Theories of modernism and modernisms.
7. Structuralism and post-structuralism: impact on art theory.
8. Post-colonial theory: critic of eurocentric knowledge. Edward Said´s Orientalism. Subaltern stories.
9. The anti-aesthetic.
10. Gender studies and art theory.
11. The dominance of the image: theory of modern perception.
12. The aesthetic regime of the arts of Jacques Rancière