Temas Sociológicos Contemporâneos

Objetivos

a) Compreensão integrada da aplicação dos conceitos, teorias e metodologias de investigação sociológica, aprendidas em outras disciplinas, à reflexão sobre temas reais com interesse sociológico; b) Capacidade de problematizar e analisar teoricamente temas e situações concretas, usando perspectivas teóricas relevantes; c) Capacidade de aplicar essa problematização e análise à concepção de objetos de investigação sociológica; d) Capacidade de comunicar de modo rigoroso e significativo a construção teórica e metodológica de objetos de investigação. 

Caracterização geral

Código

711081061

Créditos

6.0

Professor responsável

José Alberto de Vasconcelos Simões

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS

Bibliografia

Bachelard, G. (2005). A noção de obstáculo epistemológico. Plano da obra. In G. Bachelard, A formação do espírito científico. Contribuição para uma psicanálise do conhecimento (pp. 17-28). Contraponto. Bourdieu, P., Chamboredon, J. C., & Passeron, J. C. (2004). A construção do objecto. In P. Bourdieu, J. C. Chamboredon & J. C. Passeron, Ofício de Sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia (pp. 45-72). Vozes. Gilbert, N. (Org.) (2008). Researching social life (3ª Ed.). Sage. King, G., Keohane, R.O., & Verba, S (1994). Designing social enquiry: scientific inference in qualitative research. Princeton University Press. Merton, R.K. (1970). Sociologia: Teoria e estrutura. Mestre Jou. Uma obra de investigação empírica de referência (a escolher anualmente). 

Método de ensino

As aulas estão divididas em sessões teóricas e sessões práticas. Estas últimas consistem em sessões de discussão de textos selecionados; em sessões de discussão com convidados externos (investigadores e sociólogos integrados em organizações públicas e privadas); em sessões de discussão guiada apoiada na visualização de documentários, reportagens ou filmes; e na apresentação e discussão dos ensaios de problematização de temas de investigação escolhidos pelos alunos.

Método de avaliação

Ensaio escrito final (incluindo delimitação temática, pesquisa bibliográfica e problema de pesquisa) sobre o tema escolhido(30%), Frequência / Teste escrito(30%), Participação e envolvimento do/a aluno/a nas atividades a realizar nas aulas teórico-práticas e práticas, nomeadamente: na discussão de textos selecionados; nas sessões de discussão com convidados; nas sessões de discussão guiada; e na discussão dos trabalhos práticos (20%), Relatório de Progresso (documento escrito, com a delimitação do tema de pesquisa empírica escolhido e levantamento bibliográfico preliminar) e sua a apresentação e discussão em aula(20%)

Conteúdo

1. A relação entre a teoria sociológica e a construção de objetos de pesquisa
1.1. Teoria sociológica e problematização da realidade social
1.2. Problematização e construção de objetos de pesquisa

2. Análise de temas concretos da sociedade contemporânea
2.1. Apresentação e explicação da problematização e da análise teórica utilizadas na construção de objetos de pesquisa sociológica
2.2. Apresentação e discussão de reportagens, filmes e/ou documentários sobre tópicos relevantes para o conhecimento da sociedade contemporânea

3. Temas sociológicos contemporâneos em debate: apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos sobre a construção do objeto de pesquisa

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: