Alemão A2.2

Objetivos

Alcançar o nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
O utilizador independente:
a) É capaz de compreender expressões e vocabulário de uso mais frequente relacionado com aspetos de interesse pessoal.
b) É capaz de encontrar uma informação previsível e concreta em textos simples de uso corrente.
c) É capaz de utilizar uma série de expressões e frases para falar, de forma simples, da família, de outras pessoas, das condições de vida, do percurso escolar.
d) É capaz de escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata.

Caracterização geral

Código

711101078

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Celeste de Sousa Machado

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Alemão

Pré-requisitos

Alemão A 2.1

Bibliografia

Finster, Andrea et al: Panorama. Deutsch als Fremdsprache. Kursbuch und
Übungsbuch. Berlin: Cornelsen, 2016
Buchwald-Wargenau,Isabel. Mein Leben in Deutschland - der Orientierungskurs:
Basiswissen Politik, Geschichte, Gesellschaft. Deutsch als Fremdsprache/Kursbuch.
München: Hueber, 2019
Christian Fandrych, Ulrike Tallowitz. Klipp und Klar: Übungsgrammatik Grundstufe
Deutsch. Buch mit Lösungen. Stuttgart: Klett, 2016
Funk, H. et al. Lextra - Deutsch als Fremdsprache. Kompaktgrammatik A1-B1. Deutsche
Grammatik. Berlin: Cornelsen, 2010

Método de ensino

Aulas práticas: 100%
Através da didática comunicativa pretende-se promover a interação dos formandos e
alcançar uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Uma aproximação intercultural tem como objetivo um melhor entendimento da
diversidade cultural.

Método de avaliação

1 frequência(40%), 2 testes escritos (2x20%)(40%), portefólio + participação ativa na aula(20%)

Conteúdo

Vocabulário e informações específicas sobre os seguintes temas: Casas e casas de sonho; as diversas fases da vida; pessoas famosas; viagens e hotéis.
Estruturas: “würde” + infinitivo, infinitivo + “zu”, pretérito perfeito e mais-que-perfeito, orações subordinadas, o emprego de “würd-“, “könnt-“, “sollt-“ para fazer planos, propostas e opções, perguntas directas e indirectas, advérbios de lugar.
Formas de trabalho: Leitura de textos, audição de textos, material audiovisual, produção de textos escritos e orais, discussões e apresentações.