Inglês C1.2

Objetivos

O aluno deve ser capaz de:
a) funcionar a um nível mais elevado de C1 do QECR
b) adquirir uma mais forte consciência intercultural e conhecimento mais profundo da relação cultura/língua¸
c) reformular textos complexos em textos acessíveis alterando o gênero e registo e mantendo pontos relevantes ao público-alvo¸
d) resumir textos / pensamentos complexos escritos ou auditivos coerentemente¸
e) se expressar com espontaneidade, fluência, poucos lapsos gramaticais/lexicais, bom grau de precisão gramatical; interagir em qualquer discussão com poucas limitações¸
f) avaliar criticamente uma discussão / comentários online e expressar desacordo diplomaticamente; lidar apropriadamente com problemas de comunicação e questões culturais, efetivamente expressando suas ideias e opiniões¸
g) compreender uma longa exposição oral, com raras dificuldades¸
h) analisar e manipular o sistema gramatical da língua inglesa¸
i) mostrar autonomia acrescida

Caracterização geral

Código

711121064

Créditos

6.0

Professor responsável

Zoe Jayne Taylor, Richard Denman Sidaway, Raquel Campos Ferreira da Silva, Bernard Adrian L'Estrange

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Aprovação na disciplina de Inglês C1.1

Bibliografia

Learning Resources Portfolio: A portfolio of learning resources provided by the teacher, entailing a wide range of reading texts that reflect current events, themes of common interest to students, and offer a range of text types¸Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press¸Crowther, J. (2005) The Oxford Guide to British and American Culture. Oxford: Oxford University Press¸Foley, M. & Hill, D. (2003) Advanced Learner´s Grammar. Harlow: Longman.¸McCarthy, M., & O´Dell, F. (2002) English Vocabulary in Use. Advanced. Cambridge: Cambridge University Pres¸Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Oxford: Macmillan

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. A discussão é um elemento chave precedida pelo input escrito ou falado e/ou análise, e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios áudio-visuais.

Método de avaliação

1 trabalho oral(20%), 3 textos escritos de gêneros distintos(60%), Participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competências orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(20%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e histórico, mas com flexibilidade para ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. Os principais temas são pertinentes ao tipo de aluno, o seu curso e os objetivos da U.C. e incluem os média (noticiários online e televisivo para identificar/decodificar referências culturais). Os temas conduzem à análise e desenvolvimento das seguintes competências e áreas: Escrever – resumos; textos narrativos/descritivos; textos discursivos, Falar – pronúncia; estratégias de conversação; técnicas de debate, Competência intercultural - identificação, descodificação e discussão de referências culturais, Léxico – formação de substantivos; verbos ‘multi-word’; colocações; ‘word families’, Gramática – revisão do frase verbal; pontuação; preposições; coesão e ‘discourse markers’, Revisão de textos – identificação e correcção de erros.